Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Defesa Civil realiza mais uma simulação de enchente na Vila Contente
08/12/2021 12h01

Defesa Civil realiza mais uma simulação de enchente na Vila Contente

Simulação envolveu Defesa Civil, servidores públicos, Polícia Militar, SAMU e Bombeiros

Membros da Defesa Civil de Lençóis Paulista, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU e servidores da Prefeitura das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Motomecanização, Obras e Assistência Social, e do SAAE, participaram de mais um treinamento simulado de uma situação de enchente na Vila Contente. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira, 8, e pela primeira vez teve a participação do presidente do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis, o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis também realizou simulados envolvendo as Defesas Civis dos municípios de Agudos, Borebi e São Manuel, para treinamento prático de monitoramento, detecção, acionamento e operacionalização de urgência, envolvendo rompimentos de barragens, evacuação de urgência, logística e acomodações humanitárias de áreas de riscos.

O simulado é uma ação preventiva para testar os procedimentos, a logística e o trabalho articulado das equipes designadas para o atendimento de uma situação de inundação, e vem sendo realizado desde 2017. O procedimento consiste em reunir as viaturas, contingente humano e todos os aparatos públicos que podem prestar socorro à população em situações de enchentes ou alagamentos, retirando os moradores no menor tempo possível, prevenindo vítimas e reduzindo danos e prejuízos por área.

“A simulação está prevista no Currículo Nacional da Defesa Civil, no artigo 8º, inciso 11, que é uma prestação de contas que nós temos que fazer. Ainda vamos otimizar nosso plano de contingência. A parte essencial do treinamento, que é a chamada dos órgãos envolvidos, têm operado muito bem. O próximo passo é envolver a população nessas simulações”, explicou o presidente da Defesa Civil, o sargento PM da Reserva do Corpo de Bombeiros, Gerson Gomes dos Santos.

“O Comitê é dividido em uma categoria mais política, que é representada pelos prefeitos, do qual eu sou presidente, e uma categoria mais técnica, representada pelos profissionais das prefeituras, da iniciativa privada. Então a nossa preocupação é muito mais de dar subsídio e dar suporte para os técnicos trabalharem e apontarem os melhores caminhos que a gente tem que seguir. Apesar de ter esse ponto crítico na área urbana de Lençóis Paulista, o Rio Lençóis passa por mais sete municípios e todos devem estar envolvidos. O engajamento regional é que vai garantir bons resultados e garantir também aportes de recursos, inclusive da iniciativa privada, para garantir a preservação”, comentou o presidente do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis, o prefeito de Macatuba, Anderson Ferreira.