Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ato marca entrega das obras de reforma da ESF Antonio Benedetti no Jardim Monte Azul
25/11/2021 16h07

No projeto de reforma, foram executados aproximadamente 535 metros quadrados de construção, na foto autoridades e equipe da ESF após o ato

O prefeito Anderson Prado participou nesta quinta-feira, 25, de ato para formalização da entrega das obras de reforma da unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) Antonio Benedetti, no Jardim Monte Azul. Também participaram do encontro, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Jucimário Cerqueira dos Santos, Bibaia, do secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro e do gerente de Relações Institucionais da Bracell São Paulo, Leonardo Genofre. A Bracell disponibilizou investimentos na ordem de R$ 278 mil para a execução das obras de reforma da unidade que atende a comunidade do Jardim Monte Azul. A unidade possui três equipes de Estratégia de Saúde da Família, responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 3,5 mil usuários.

No projeto de reforma, foram executados aproximadamente 535 m2 de construção, contemplando a manutenção de toda área de cobertura do espaço, troca do forro, pintura, demarcação das vagas incluindo PCD e idoso, instalação de armários, ampliação da sala de vacinas, nova divisão da sala de inalação além do remanejamento e instalação de novos equipamentos de climatização no prédio. A reforma teve início em 28 de junho deste ano e foi finalizada em 15 de outubro.

“Já agradeci nesta semana a Bracell pelo seu investimento no nosso Festival Integrado de Literatura e agora agradeço novamente por mais este investimento na saúde de nossa cidade, sem esquecer, claro de todo apoio da empresa no combate à Covid-19. Mais do quase R$ 300 mil, a Bracel está investindo em vidas, está investindo na qualidade de trabalho do servidor público e, no fim das contas, na melhoria da qualidade de vida do nosso povo que gosto que chamar de brava gente lençoense”, declarou o prefeito Anderson Prado.

O gerente de Relações Institucionais da Bracell, Leonardo Genofre ressalta o apoio da empresa para a realização de ações que beneficiem a comunidade. “A companhia tem como um de seus valores o cuidado com as pessoas e a missão de proporcionar, por meio de suas ações, uma melhor qualidade de vida às comunidades próximas às suas atuações. A reforma da ESF no bairro Monte Azul é mais uma ação que fortalece nossos valores e nosso respeito pela população lençoense”, destacou.

Estrutura da Unidade

Além de tratamento de doenças, a estratégia tem prioridade nas ações de prevenção e promoção a saúde, fazendo busca ativa sempre que necessário, para impedir a evolução e ou o aparecimento de novas doenças. A unidade conta com uma equipe composta por médicos, enfermeiras especializadas em saúde da família, auxiliares e técnicas em enfermagem (agentes de saúde), agentes de conservação e limpeza, agentes comunitários de saúde, auxiliar de odontologia, dentista e farmacêutica. Também prestam serviços na unidade, profissionais da área de psicologia e nutrição com acolhimentos e triagens.

Além dos acolhimentos realizados por todos os profissionais da equipe, a unidade realiza acolhimentos e primeiros socorros em casos de Urgência e Emergência, para encaminhamento ao serviço de referência, atendimento clínico de livre demanda, agendamento dos grupos de hipertensos/diabéticos, puericultura (crianças entre 0 e 2 anos), pré-natal e puérpera (atendimento pós-parto), visitas domiciliares, atendimento odontológico, imunizações, coleta de exames laboratoriais. Procedimentos preconizados em protocolos da Atenção Básica do Ministério da Saúde, administração e liberação de medicamentos, ações de programas sociais (Pesagem de Leite e Bolsa Família) e campanha de Papanicolaou e de Teste Rápido de Sorologias (HIV, Sífilis e Hepatites) também são realizados pelas equipes da unidade de saúde.