Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Com show de Zé Alexanddre e homenagens à patronesse, começa o FILLP 2021
24/11/2021 11h33

Com show de Zé Alexanddre e homenagens à patronesse, começa o FILLP 2021

Zé Alexanddre cantou na abertura do FILLP

Com homenagens à patronesse Arléia Aparecida Avelino Garcia (em memória), discursos das autoridades e show do cantor Zé Alexanddre, aconteceu a abertura oficial do Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista, nesta terça-feira 23, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, com transmissão também pelas redes sociais. A realização é da Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Bracell, Lwart Soluções Ambientais e apoio da Zilor Energia e Alimentos e da Secretaria de Educação e Co-produção da Canta Music. O evento termina nesta quinta-feira 25, com show do violeiro Junior Hartung. Os ingressos podem ser retirados de forma antecipada ou na hora da apresentação no Teatro Municipal.

Nesta edição o FILLP homenageia a escritora lençoense, autora de diversas antologias. “Que as pessoas possam ter um olhar diferenciado para a cultura, poesia, para os escritores, artesãos, para a cultura de forma geral. O significado de patronesse é padroeira, que é quem faz valer a caridade. E assim era a minha mãe. Era uma pessoa humana, caridosa e com ela eu aprendi o significado da palavra amor”, agradeceu Fabrícia Garcia, filha de Arléia.

Este ano, o FILLP está sendo realizado de forma híbrida, com atrações presenciais e atividades voltadas para as crianças. Assim como nos últimos anos, todas as crianças da rede municipal vão receber um livro autoral. “Neste ano, lançamos mais um livro que vai chegar às sete mil crianças da rede municipal, como parte das atividades do Festival. “De Onde Vem o Meu Caderno?” explica de forma lúdica como é feito o papel e a partir dele, o caderno. E claro, não poderia deixar de agradecer à Secretaria de Educação pela parceria e aos servidores da Cultura, por mais uma vez fazerem este Festival acontecer”, destacou o Secretário de Cultura, Marcelo Maganha.

O prefeito Anderson Prado agradeceu o trabalho dos servidores, as contribuições da patronesse, como patrimônio cultural lençoense, e o apoio dos patrocinadores para a realização de mais um edital. “Nossa diretriz é o trabalho pela popularização da cultura. Agradeço os patrocinadores por se fazerem presentes nas demandas culturais, esportivas e sociais. Quando apóiam a Prefeitura de Lençóis Paulista através desses projetos, estão valorizando a nossa gente”.

“Buscamos apoiar e incentivar ações que promovem a cultura em nossa comunidade. Um relevante exemplo, é o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. Este espaço que amplia as oportunidades de acesso à cultura, lazer, e que permite trazer atrações culturais como o Festival Integrado de Literatura”, discursou o Gerente de Pessoas e Organizações da Zilor Energia e Alimentos, Nabor de Araújo Nogueira.

“A Lwart Soluções Ambientais é uma empresa que tem a sustentabiliade no seu DNA e nós acreditamos que sustentabilidade também parte de princípios e ações com comprometimento com o desenvolvimento social e cultural. E apoiar eventos como este vem ao encontro de tudo aquilo que está dentro do nosso propósito e da nossa essência”, complementou a Gerente de Comunicação e Marketing Institucional da Lwart Soluções Ambientais, Carolina Tanese. “O Festival que agora damos início privilegia não só a literatura, mas diversas manifestações culturais, como a dança, a música, a poesia, a contação de histórias e o teatro, reunido num único evento, de forma gratuita. A Bracell acredita na proposta e no alcance do Festival, que se alinha com a proposta de levar Educação e Cultura para transformar a vida das pessoas”, definiu o Gerente de Relações Institucionais da Bracell São Paulo, Leonardo Genofre.

Depois dos discursos de abertura, os convidados acompanharam o show do cantor Zé Alexanddre, vencedor do The Voice +. “Com muita honra aceitei o convite para participar do Festival Integrado de Literatura aqui em Lençóis Paulista, que é a Cidade do Livro, e eu sou apaixonado por literatura. Foi um prazer participar deste evento”, comentou o cantor.

VEJA A PROGRAMAÇÃO ONLINE DO FILLP 2021

24/11 (quarta-feira)

9h - Espetáculo de Dança “As Quatro Estações” (Vivaldi) - Ballet & Cia. Coreografia e direção: Alina Lenci Paccola/ Bailarinas: Evelyn da Silva Parrilha/Emilly Nicole Afonso Silva/ Artista Plástica: Luciane Milani

10h – Palestra Professor Pasquale

14h – Palestra Professor Pasquale

15h - Espetáculo de Dança “As Quatro Estações” (Vivaldi) - Ballet & Cia. Coreografia e direção: Alina Lenci Paccola/ Bailarinas: Evelyn da Silva Parrilha/Emilly Nicole Afonso Silva/ Artista Plástica: Luciane Milani

19h - Lançamento dos livros: “Violeta, Uma Cor em Forma de Mulher” - Amanda Madóglio;

“Eu Sou Diferente de Você” - Rodrigo Caetano; e o “O Tesouro de Cascudo” - William Maciel.

20h – Peça: Que Papelão!!! (Cia Trovamores)

25/11 (quinta-feira)

9h - Contação de histórias: Trup TRITOT, sobre o Livro “De Onde Vem o Meu Caderno?” (Eduardo Santhana, Julinho Sertão e Professor Pasquale)

10h – Palestra: A História do Ai Que Alegria (Thiago Camargo)