Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Mais de três mil lençoenses estão em atraso com a 3ª dose da vacina contra a Covid 19
22/11/2021 15h00

Mais de três mil lençoenses estão em atraso com a 3ª dose da vacina contra a Covid-19

O intervalo entre a segunda e a terceira dose da vacina contra a Covid-19 foi reduzido de seis para cinco meses. Quem tomou a segunda dose até 22 de junho, independente de faixa etária ou atividade profissional, já pode procurar uma unidade de saúde para agendar o reforço. Por enquanto, o agendamento continua sendo nos postos, por telefone ou de forma presencial. De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de três mil lençoenses já podem tomar a terceira dose. O intervalo entre a segunda e terceira dose para imunossuprimidos continua sendo de 28 dias.

“É importante que as pessoas confiram as datas nas carteirinhas. Não deixem de se vacinar, não importa se é a primeira, segunda ou terceira dose. Nós estamos vencendo a pandemia, com número pequeno de casos sintomáticos e enfermaria e UTI vazios por pacientes de Covid-19. Isso é resultado da vacinação. Vamos continuar nos imunizando, nos protegendo e protegendo nossos amigos e familiares”, reforça o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Já o agendamento da primeira e segunda dose pode ser feito pelo site (lencoispaulista.sp.gov.br/vacina) e pelo telefone (ligação gratuita) 0800 2691 120.

No caso da segunda dose, quem tomou o imunizante da Coronavac/Butantan deve verificar a data da segunda dose na carteirinha. O intervalo da Astrazeneca/Fiocruz foi reduzido para oito semanas. Para saber se você está apto a receber a segunda dose, verifique se já passaram 56 dias da primeira dose. Quem recebeu a primeira dose da Pfizer e tem mais de 18 anos, deve verificar se já passaram 21 dias. Adolescentes entre 12 e 17 anos que receberam a Pfizer devem contar um intervalo de 56 dias.

O Ministério da Saúde também anunciou a segunda dose da vacina da Janssen (que era de dose única). O intervalo de aplicação é de oito semanas. Porém, até esta quinta-feira, 18 de novembro, a Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista não havia recebido o imunizante desta marca.Para receber a vacina, é preciso levar documento com foto, CPF, Cartão Cidadão, e a Carteirinha da Vacinação Contra Covid-19, no caso da segunda e terceira dose.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID 19

1ª E 2ª DOSE

Agendamento da aplicação da primeira e segunda dose poderá ser feito pela internet e pela Central da Saúde:

www.lencoispaulista.sp.gov.br/vacina

Prazo vigente para segunda dose:

CORONAVAC/BUTANTAN – 28 dias

ASTRAZENECA – 56 dias

PFIZER – pessoas com 18 anos ou mais podem tomar a 2ª dose após 21 dias da 1ª dose. No caso dos adolescentes entre 12 e 17 anos, contar 56 dias.

3ª DOSE

O intervalo entre a 2ª e a 3ª dose mudou de seis para cinco meses (veja a data na carteirinha); para imunossuprimidos, o intervalo é de 28 dias

O agendamento pode ser feito nas unidades de saúde, por telefone ou presencialmente:

Clique aqui para ver os telefones e endereços: https://bit.ly/telefonepostoslp