Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Setur e Artesãos Participam De Encontro Sobre Retomada Do Projeto Nômade
17/11/2021 09h47

Setur e Artesãos Participam De Encontro Sobre Retomada Do Projeto Nômade

Encontro foi realizado na manhã do dia 12

Na manhã do dia 12 de novembro, a Secretaria de Turismo mobilizou e reuniu os artesãos cadastrados junto à pasta para participarem de um encontro com a finalidade de apresentação do Projeto Nômade, patrocinado pela Lwart Soluções Ambientais por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção executiva da Origem Produções e apoio da Prefeitura de Lençóis Paulista, através das Secretarias de Turismo e Cultura.

A reunião contou com a mediação de Tânia de Paula e Bárbara Scatena da Origem Produções junto aos artesãos lençoenses, e também contou com a presença da Secretária de Turismo Joelma de Andrade Taioque e da Assistente Administrativo Jaqueline Amália Justo.

O projeto, a ser desenvolvido no primeiro semestre de 2022, está em fase de elaboração e contará com oficinas, documentário e a publicação de um livro. O objetivo é identificar e valorizar a cultura da cidade e região, promovendo o saber fazer artesanal e contribuindo com o desenvolvimento local e sustentável de áreas que integram a chamada Economia Criativa, como por exemplo: arte, artesanato, design, gastronomia e turismo.

O encontro permitiu à produtora conhecer o artesão local, discutir as suas demandas, para definição da linha de trabalho e inclusão dos mesmos na ação.

O lançamento do projeto, adiado em 2020 devido pandemia do coronavírus, ocorrerá nos próximos meses com a abertura de inscrição, ainda sem data definida. A participação é gratuita e direcionada a artistas, artesãos, produtores locais, empreendedores e interessados em processos criativos. A proposta é formar um grupo diversificado e multidisciplinar para participar de atividades colaborativas e de cocriação.

SOBRE O PROJETO NÔMADE

O projeto Nômade foi criado em 2001 pelos designers Tania de Paula e Christian Ullmann. As primeiras edições aconteceram na Amazônia com o desafio de preservar a cultura local e conciliar geração de renda e uso sustentável de recursos naturais. A dupla percorreu as cinco regiões do Brasil e algumas cidades na América do Sul com o propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de comunidades e seus territórios.

Através da Origem Produções, o projeto Nômade já esteve em Ribeirão Preto e Novo Horizonte e chega este ano a Lençóis Paulista com a proposta de identificar potencialidades e características únicas da região, promover o saber fazer artesanal e contribuir com a criação de novos produtos e serviços com identidade local.

Serão realizadas as Oficinas e Encontros de Economia Criativa com o objetivo de dar visibilidade para produtores locais além de aproximar arte, artesanato, moda, design, decoração, beleza e bem-estar, botânica, gastronomia, turismo, sustentabilidade e boas práticas, economia solidária e projetos colaborativos do município de Lençóis Paulista.

O Projeto Nômade é patrocinado pela Lwart Soluções Ambientais e realizado pela Origem Produções.