Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Dez empresas apresentam propostas para pavimentação da SP 261, até Águas de Santa Bárbara
11/11/2021 15h21

Prefeito de Borebi, Anderson Pinheiro de Góes, Edson Caram, secretário executivo do DER/SP e Manezinho, após abertura das propostas

As tratativas para a pavimentação da rodovia Osni Mateus (SP-261), no trecho compreendido entre Lençóis Paulista e Águas de Santa Bárbara, avança em ritmo acelerado. Na segunda-feira, 8 de novembro, foi feita a abertura dos envelopes para licitação para asfaltamento de uma extensão de 27 quilômetros (km 78,77 ao 106,40), compreendida entre os municípios de Lençóis Paulista e Borebi, que estão sob administração do DER Bauru. Dez empresas se inscreveram. A próxima etapa é a análise das propostas. O segundo trecho da rodovia, localizado no município de Águas de Santa Bárbara, estão sob responsabilidade do DER Assis, também deverá ser licitado ainda este ano. O vice-prefeito de Lençóis Paulista, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, acompanhou a abertura dos envelopes.

O edital prevê a pavimentação da pista e dos acostamentos, além de outras melhorias. A execução deste trecho inicialmente está orçada em R$ 143.463.063,51. Será o maior aporte do governo do Estado para Lençóis Paulista. A menor proposta apresentada no certame licitatório foi de R$ 109.827.887,22, da empresa Ideal Infraestrutura e Montagem Ltda.

A pavimentação dos pouco mais de 50 quilômetros sem asfalto entre os dois municípios foi anunciada, de forma inesperada, pelo governador João Dória, em visita a região no dia 1º de julho. O governador passou a manhã em Lençóis Paulista, onde anunciou recursos para diversas áreas. Em almoço com o prefeito Anderson Prado e o vice Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, ouviu a reivindicação. No percurso entre Lençóis e Jaú, onde participaria de outro evento, estudou a viabilidade da obra. À tarde, na cidade de Jaú, durante o evento para liberação de recursos para aquela região, chamou o prefeito Prado e confirmou a pavimentação.

Na semana seguinte ao anúncio do governador, a Secretaria de Logística e Transportes autorizou a obra por meio da Superintendência do DER. No dia 19 de agosto, Prado e Manezinho receberam o Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, para uma visita técnica à Rodovia Osni Mateus (SP-261).

“Uma grande conquista do povo. Uma obra entre 250 e 300 milhões. Um olhar do Estado para Lençóis Paulista. Mostra a força de Lençóis Paulista junto ao vice-governador Rodrigo Garcia, ao governador João Dória e no Palácio dos Bandeirantes. Uma conquista que é pleiteada há mais de 60 anos e pelas populações da região. Parabéns ao Manezinho, parabéns as pessoas envolvidas. Parabéns a quem nunca deixou de acreditar”, comemorou o prefeito Prado.

A pavimentação da SP-261 até Águas de Santa Bárbara foi uma das principais bandeiras do atual vice-prefeito, em duas décadas em que ele atuou como vereador. Ele chegou a formar uma Frente Parlamentar para a Pavimentação, envolvendo vereadores e prefeitos de aproximadamente 20 cidades da região, que se beneficiariam com esta obra.

“Hoje com muita alegria só tenho a agradecer. A Deus, que sempre me deu forças para perseguir minhas metas. Ao prefeito Prado, que também acreditou neste projeto. E a todas as pessoas que me apoiaram durante todos esses anos nessa luta. É um orgulho ver que finalmente a pavimentação da rodovia vai sair do papel. O meu sentimento é de gratidão”, resumiu Manezinho.