Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Novo sistema vai otimizar recursos e aperfeiçoar gestão de veículos da Frota Municipal
10/11/2021 14h40

Sistema de rastreamento disponibiliza informações em tempo real e pode ser acessado por meio de dispositivos móveis

A Prefeitura de Lençóis Paulista implantou neste mês o sistema informatizado e integrado de prestação de serviços de rastreamento e monitoramento para gestão da frota de veículos. O sistema foi adquirido por meio de processo de licitação junto a empresa Web Rast – ETT (Americana-SP). Cerca de 220 veículos estão recebendo o sistema informatizado de rastreamento e monitoramento que inclui a administração, controle e gerenciamento da frota. Para garantir a adequada e plena utilização do sistema, foi realizada a capacitação de 20 servidores, designados pelas secretarias, que estarão envolvidos, diariamente, no acompanhamento dos motoristas e veículos de suas respectivas pastas.

“O objetivo desta iniciativa é realizar a melhor gestão da frota, otimizando os recursos disponíveis e o uso dos veículos nas diversas atividades e serviços prestados pela Prefeitura Municipal, buscando economia (redução de custos), aumentando a segurança e eficiência dos veículos”, explica o secretário de Motomecanização Antonio Paulo Antunes. “Em conjunto com a empresa fornecedora do sistema, iniciamos a instalação dos rastreadores, distribuição dos Ibutton, cadastros no sistema dos motoristas e veículos da rota municipal. Ainda como forma de melhor gestão da frota municipal, compreendendo, o rastreamento, monitoramento, controle de despesas de manutenção, controle de consumo de combustíveis, e demais regras, está sendo elaborada Instrução Normativa que será publicada em breve”, completa o secretário.

Informações em tempo real

Além do rastreamento via GPS, o sistema vai possibilitar o monitoramento, localização e acesso as informações do veículo on-line, pela internet, 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo território do Estado de São Paulo, em tempo real, acesso ao sistema de monitoramento via dispositivos móveis e visualização de mapas com otimização de rotas. O sistema de gestão também permite a emissão de relatório contemplando informações e dados de cada veículo como tempo do veículo parado, tempo em movimento, velocidade média e máxima, localização - bairro, cidade e endereço), o histórico de posições e velocidade, controle de quilometragem, controle de telemetria, com identificação do motorista e visualização simultânea de toda a frota rastreada e monitorada.