Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza 1ª Conferência no dia 11
05/11/2021 15h03

Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza 1ª Conferência no dia 11

"Direitos das Mulheres - os avanços e garantias rumo à democracia, autonomia, respeito e diversidade” entram em pauta na 1ª Conferência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Lençóis Paulista. O evento será realizado no dia 11 de novembro, das 18h30 às 20h30, de forma remota, e será transmitido pelas redes sociais do Conselho e da Prefeitura. Estão confirmadas a participação de três convidados: a promotora de Justiça de Lençóis Paulista, Débora Orsi Dutra; a Juíza de Direito da 1ª Vara de Família e Sucessões e Coordenadora do CEJUSC, Ana Carla Criscione dos Santos, e o professor e escritor Edson Fernandes. É fundamental a participação efetiva da sociedade para que o Conselho possa desenvolver políticas públicas que ofereçam melhores condições de vida a todos. As inscrições podem ser feitas no link: https://bit.ly/InscricaoConfMulher

“Essa nova formação do Conselho dos Direitos da Mulher, que tomou posse em março deste ano, trouxe consigo a necessidade de modernizar a sua legislação, seu regimento interno e entender como poderia ser mais eficaz e eficiente dentro da máquina pública.E isso tudo já está sendo realizado. A Conferência marca o encerramento das atividades de 2021, sendo a primeira vez que ela acontece na cidade. Para nós do Conselho, escolher como tema os 'direitos das mulheres' é uma forma de marcamos nosso posicionamento contrário a toda e qualquer violência ou discriminação, mas muito mais que isso, é poder ouvir a cidade, entender o que ela espera e, a partir daí, programarmos as ações para 2022”, destaca a presidente do Conselho, Priscila Orsi Moretto Boarato.

“Quando paramos para analisar a situação das mulheres, as estatísticas de violência, em pleno século 21, são alarmantes. Enquanto poder público, nós temos que trabalhar e oferecer alternativas para mudar a realidade. Embora empossado há poucos meses, este novo Conselho tem demonstrado comprometimento e tem feito as coisas acontecerem. Essas mulheres maravilhosas têm apoio total da nossa administração nesse sentido. A realização da 1ª Conferência em defesa desses direitos, portanto, é um marco histórico”, reforçou o prefeito Anderson Prado.

A própria escolha dos conferencistas levou em consideração a atuação profissional em defesa da mulher. O professor Edson Fernandes recentemente lançou um livro sobre violência, no qual dedica um capítulo específico sobre casos de violência doméstica, documentados no início do século 20. A juíza Ana Carla Criscione dos Santos além de testemunhar a violência devido à profissão, também possui doutorado sobre o tema. Também a doutora Débora Orsi Dutra presencia a violência contra a mulher enquanto promotora de Justiça.

“Após as apresentações dos conferencistas, abriremos para perguntas, e deixaremos um link para que todos possam responder e nos orientar quanto ao que esperam desse Conselho para o próximo ano. Contamos com a participação do maior número de pessoas possível”, acrescenta Priscila.