Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Em Alfredo Guedes, Outubro Rosa encerra com realização de preventivo e café da manhã
03/11/2021 15h28

Unidades de saúde evidenciaram a prevenção com muita informação e muito cor de rosa

O Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama, terminou com um café da manhã, muita informação e realização de exames de Papanicolau com as pacientes do bairro, na ESF Vitório Boso, em Alfredo Guedes. O evento foi realizado no último sábado, 30 de outubro, marcando o encerramento das atividades.

No mês de outubro, acontece um movimento internacional para a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo mais comum entre as mulheres. Em toda a cidade, as unidades foram decoradas e realizaram ações pontuais com as pacientes, informando sobre a importância da prevenção, com a realização do autoexame das mamas e da mamografia, no caso de mulheres com mais de 50 anos. As equipes também aproveitaram para lembrar sobre a coleta do Papanicolau, que possibilita o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

O câncer de mama geralmente se apresenta na forma de um caroço no seio, acompanhado ou não de dor, e pode ser detectado por meio do autoexame. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.