Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
29/10/2021 09h50

Lençóis Paulista Mantém A Classificação De Mit

Vista aérea de Lençóis Paulista

Classificado desde 01 de novembro de 2017 como Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Governo do Estado de São Paulo, Lençóis Paulista mantém o título por mais três anos. No total, o Estado de São Paulo conta com 70 estâncias turísticas e 140 municípios de interesse turístico que dispõem do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur). A classificação permite aportes financeiros para investimentos em infraestrutura turística e ao desenvolvimento do turismo, fomentando assim a economia local e gerando emprego e renda.

A Lei Complementar Estadual nº 1.261/2015 estabeleceu a necessidade do ranqueamento dos municípios turísticos, a ser realizado a cada três anos, a qual determina se os municípios manterão a sua classificação turística e, ainda, quais MITs poderão ser elevados à categoria de Estância e quais dessas perderão a titulação, passando a ser MITs.

No ranqueamento realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo neste ano de 2021 e publicado no dia 22 de outubro, Lençóis Paulista figura na 63ª posição entre os 140 Municípios de Interesse Turístico, somando 57,5 pontos. A reclassificação assegurou ao município o acesso a recursos do DADETUR para investimentos no segmento por mais três anos.

Para obtenção e mantenimento do título de MIT, Lençóis Paulista atende a diversos requisitos, entre eles possuir potencial turístico, capacidade de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística, além de dispor de infraestrutura básica capaz de atender a população fixa e aos visitantes, no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos e, também, ter Plano Diretor de Turismo e Conselho Municipal de Turismo.

A Secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque, comentou que “permanecer com o título de Município de Interesse Turístico significa garantir a continuidade dos investimentos em infraestrutura turística e fomento da atividade, sendo, portanto, motivo de grande alegria para a Administração Municipal e sinal de que nossos esforços estão trazendo resultados positivos para o desenvolvimento do turismo na nossa cidade”.

O ranqueamento realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo está disponível para consulta no link: https://bit.ly/3Eq1X0j