Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Começa a Semana do Idoso em Lençóis Paulista
25/10/2021 15h49

Começa a Semana do Idoso em Lençóis Paulista

Políticas para os idosos é desafio para o futuro

Todo mundo quer ter uma vida longa, mas com qualidade. O envelhecimento da população e como isso afeta a política pública é uma das pautas da Semana do Idoso, que começou hoje, em Lençóis Paulista, e segue até a sexta-feira 29. A abertura do evento aconteceu no Centro do Idoso Deputado Ricardo Izar, na Cecap, e teve palestra com o secretário de Assistência Social e sociólogo, Ney Góes, e da gerontóloga, Nádia Placideli.

“À medida que a longevidade aumenta temos que ter políticas públicas que atendam às expectativas de quem está vivendo mais. Hoje nós temos leis, mas não existe a aplicação de lei de fato. Essa pauta tem que ser discutida em nível municipal, pois como o próprio prefeito Anderson Prado diz, as pessoas vivem nos municípios. Em Lençóis Paulista, temos alguns avanços. Temos um Conselho do Idoso atuante, temos um diagnóstico, realizado em 2019, sobre a situação dos idosos em nossa cidade”, reforçou Ney Góes.

Segundo dados da Secretaria de Assistência Social, são cerca de 11 mil idosos no município e mais de 1.300 estão relacionados no CadÚnico municipal. Esse sistema reúne as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Em 2060, os idosos corresponderão a 30% da população mundial. O diagnóstico realizado em 2019 vai nortear as políticas públicas nas áreas de Saúde, Esportes, Cultura, Educação e Assistência Social para garantir a qualidade de vidas dos idosos.

O evento segue na quarta-feira 27, também às 9h, tem a palestra "Qualidade de vida na terceira idade" com a psicóloga Laísa Moretto, no Centro de Convivência do Idoso. Encerrando a semana, na sexta-feira 29, tem aula aberta de lian gong, com o professor Marcos Venditti, no Parque do Povo.