Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Nota de pesar
19/10/2021 14h15

Com tristeza, Lençóis se despediu hoje da "Vozinha do Varejão"

Com pesar, a Prefeitura de Lençóis Paulista informa o falecimento de Doraci de Souza Ruiz, conhecida na comunidade lençoense como Vozinha do Varejão, nesta segunda-feira, 18 de outubro, aos 89 anos. O sepultamento ocorreu na manhã desta terça-feira, no Cemitério Municipal Alcides Francisco.

Casada com Lydio Ruiz (em memória), teve três filhos: Hélio, Maria José e Luci Antonia, seis netos e oito bisnetos. Natural de Lençóis Paulista, a família possui um sítio na região do Faxinal e o casal iniciou as atividades do Varejão na década de 80, vendendo as hortaliças e legumes que cultivavam em seu sítio. Foram eles que pleitearam junto à Prefeitura um local para que os produtores pudessem vender seus cultivos.

“A história do Varejão se confunde com a história da Vozinha e do seu falecido marido, portanto, a história desse casal é patrimônio da nossa cidade, por isso, em nome de todos os lençoenses, presto a minha solidariedade e condolências aos familiares e aos amigos. Que Deus proteja, abençoe e conforte. Sempre”, declarou o prefeito Anderson Prado.

Em 2004, ainda em vida, o senhor Lydio foi homenageado com a denominação do Varejão Municipal Lydio Ruiz. Pouco tempo depois, infelizmente, veio a falecer.

“Comecei a trabalhar no Varejão em 1991 e a dona Doraci e seo Lydio já estavam lá. Um casal muito batalhador. Ela se tornou uma amiga querida, um exemplo de pessoa. Sempre muito ativa e feliz, e assim foi até o fim”, comentou Lucia Valasquim, que também é feirante.Além de fundar o Varejão, o casal sempre batalhou para que o local continuasse sendo um ambiente acolhedor e também uma oportunidade para os produtores rurais de Lençóis Paulista comercializarem seus cultivos e produtos artesanais.

“O Varejão foi uma das grandes paixões da minha mãe e ela sempre fazia questão de estar presente. Fez muitas amizades assim. Nos serve de consolo saber que ela partiu sorrindo, sem sofrimento, e que deixou uma história tão bonita para ser contada”, resumiu a filha Maria José Ruiz.