Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / SETUR se reúne com artesãos lençoenses
15/10/2021 16h24

SETUR se reúne com artesãos lençoenses

Artesãos lençoenses receberam orientações da Secretaria de Turismo

A Secretaria de Turismo de Lençóis Paulista realizou nesta quinta-feira, 14 de outubro, reunião com artesãos do município, com objetivo de realizar ações para promover a categoria. Os artesãos foram divididos em duas turmas, para evitar aglomerações. Cerca de 30 profissionais participaram. As reuniões foram conduzidas pela secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque, e pela assistente técnico administrativo, Jaqueline Amália Justo.

Durante o encontro, foi abordado sobre o papel da Secretaria de Turismo e a ligação entre o artesanato e o segmento turístico. Também foi apresentado o Programa Artesãos em Ação, que visa implementar ações de estímulo aos artesãos, estruturar atividades para o desenvolvimento individual e coletivo, promover a identidade e valorização dos artigos artesanais e também do município. Os artesãos também foram orientados sobre os editais da Lei Aldir Blanc, para que inscrevam projetos para a captação de recursos. Os editais estão disponíveis no site da Prefeitura e os projetos podem ser inscritos até o dia 25 de outubro.

“O artesanato é um produto que identifica o local que o turista está visitando. Por isso o artesão, ao produzir peças que remetam à nossa identidade, não só promovem a valorizam o artesanato local, como também obtém renda, ocupação e ainda contribuem para o desenvolvimento turístico da cidade”, ressaltou a secretária de Turismo.

A Secretaria de Turismo informa que o cadastramento de profissionais que desenvolvem trabalhos artesanais e manuais ainda está disponível para as pessoas que ainda não o fizeram, no link: encurtador.com.br/ayAO8

O Cadastro Municipal do Artesanato Lençoense tem como objetivos reunir, manter e atualizar o banco de dados relativo ao artesanato e trabalhos manuais, assim como identificar as diversificadas técnicas desenvolvidas e características da cidade. A partir deste cadastramento, a Secretaria de Turismo poderá estreitar relações com esses profissionais para assim oportunizar capacitações e participação em eventos e feiras organizados pelo município, bem como desenvolver políticas públicas destinadas ao setor de artesanato.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail: turismolencois@gmail.com ou pelo telefone 3263-0445, ramal 6.