Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Depois de caso positivo, Lençóis Paulista registra um caso suspeito de sarampo
15/10/2021 13h59

Depois de caso positivo, Lençóis Paulista registra um caso suspeito de sarampo

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista informa que registrou na manhã desta sexta-feira, 15 de outubro, um caso suspeito de sarampo. Na manhã de ontem, a Secretaria já havia informado sobre o resultado positivo de uma criança de dois anos, moradora do Jardim do Caju. Agora, uma criança de um ano, moradora da região do Jardim Monte Azul, apresentou sintomas. Ela foi atendida na unidade do bairro e é considerada um caso suspeito. A Vigilância Epidemiológica já colheu o material e enviou ao Instituto Adolfo Lutz para o exame e aguarda o retorno.

O sarampo é uma doença viral aguda e extremamente grave, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade, pessoas desnutridas e imunodeprimidas. A transmissão do vírus ocorre de forma direta, por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar próximo às pessoas sem imunidade contra o sarampo. Além disso, o contágio também pode ocorrer pela dispersão de aerossóis com partículas virais no ar, em ambientes fechados. Os principais sintomas são manchas vermelhas na cabeça e corpo, febre, tosse, irritação nos olhos, nariz correndo ou entupido e mal-estar intenso.

Em 2019, após um ano de franca circulação do vírus, o Brasil perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”, dando início a novos surtos, com a confirmação de 20.901 casos da doença. Em 2020 foram confirmados 8.448 casos. Em 2021, até maio, o Brasil teve 456 casos confirmados de sarampo e dois óbitos em decorrência da doença. Permaneciam em investigação outros 167 casos suspeitos.

CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO

Neste sábado, 16 de outubro, as unidades de saúde estarão abertas para atendimento de todos que quiserem colocar a caderneta em dia, inclusive com aplicação da vacina tríplice viral, que inclui a proteção contra o sarampo. Com casos positivos da doença na cidade, é fundamental ficar em dia com as vacinas para evitar um surto da doença.

A ação faz parte da Campanha de Multivacinação, que vai até 29 de outubro. A ação nacional é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos, mas como forma de prevenção de um surto de sarampo na cidade, os adultos que desejarem também podem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra o sarampo e outras doenças.

Quem não puder comparecer no sábado, pode procurar as unidades durante a semana, das 8h às 11h.