Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Saúde realiza levantamento para verificar índice amostral para Aedes Aegypti
01/10/2021 15h10

Na foto, agentes comunitários de saúde durante visita em residência

A Secretaria de Saúde vai mobilizar as equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a partir do dia 4 de outubro, para a realização do LIRA, levantamento de índice amostral para Aedes Aegypti. O trabalho deve ser concluído até o dia 7 de outubro. O LIRA é uma ferramenta utilizada para verificar o índice de infestação em imóveis e a possibilidade de surtos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Os dados coletados pelos agentes de saúde também integram a estratégia para ampliar a eficácia do combate ao vetor durante as ações de rotina. As informações também possibilitam identificar e direcionar as ações nas áreas apontadas como críticas.

A Resolução nº 12 da CIT, de 26 de janeiro de 2017, determina a obrigatoriedade de realização do levantamento entomológico de Infestação por Aedes aegypti pelos municípios e o envio da informação para as Secretarias Estaduais de Saúde e em seguida, para o Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde lembra que por se tratar de uma amostragem do índice de infestação, o levantamento será realizado em algumas residências sorteadas pelo sistema SISAWEB nas regiões do Jardim do Caju, Cecap, Vila Cruzeiro, Conjunto Habitacional Júlio Ferrari, Jardim Monte Azul, Jardim das Nações, Núcleo Habitacional Luiz Zillo e Jardim Ubirama e centro da cidade. O SISAWEB é a base oficial do Estado de São Paulo para registro das informações de controle de vetores.