Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ciclos do Programa Município Verde Azul passam a ser bianuais
01/10/2021 08h30

Ciclos do Programa Município Verde Azul passam a ser bianuais

152ª reunião ordinária do Comdema foi realizada na última quinta-feira, 30 de setembro

O próximo ciclo do Programa Município Verde Azul teve início em setembro deste ano e se encerrará em setembro de 2023. A nova vigência para desenvolvimento das diretrizes do PMVA foi um dos temas apresentados na última reunião do Comdema, realizada na quinta-feira, 30 de setembro. O ciclo 2021 do PMVA foi encerrado no último dia 19 de setembro de 2021.

O Município VerdeAzul, criado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, é um programa de estímulo ao desenvolvimento de uma agenda ambiental municipal, auxiliando prefeituras na elaboração e execução de políticas e ações continuadas que promovam a sustentabilidade e a aplicação de Planos de Gestão Ambiental.

O servidor Reinaldo Reis Jayme explicou sobre os trabalhos da usina de processamento de entulhos de construção civil, para que o Comdema elabore informativos e divulgue orientações para as caçambas utilizadas para o descarte do entulho resultante de obras não receba lixo orgânico ou materiais recicláveis.

Na reunião também foi apresentado o projeto do Orquidário e Centro de Educação Ambiental e também o projeto da Nascente Modelo "Água da Prata" a ser viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e Zilor Energia e Alimentos. Ainda como ação importante foram relatadas as ações de plantios comemorativos do dia da árvore e mês da mata ciliar, bem como uma proposta de plantio envolvendo os membros do Comdema, prevista para 23 de novembro, Dia do Rio Lençóis.

A reunião foi dirigida pelo secretário-executivo do Comdema, Helton Damacena de Souza. Estiveram presentes Marcos Antonio Nogueira Branco, Milena Guirado Coneglian, Eduardo de Almeida Silva e Antonio Severo Santos Filho, representando o poder público, e Nivaldo Augusto Pereira, Henrique de Oliveira Lima, Murilo Olyntho Machado e Glauco Temer Feres, representando a sociedade civil.