Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Com novo formato, Secretaria de Esportes retoma Campeonato Amador
27/09/2021 11h15

Com novo formato, Secretaria de Esportes retoma Campeonato Amador

União Primavera e Nova Lençóis se enfrentaram na rodada do dia 8 de março (2020), quando o campeonato foi suspenso por conta da pandemia

Com muitas novidades, dentro e fora do campo, o futebol amador volta a ser disputado em Lençóis Paulista, após quase dois anos de paralisação por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19. Um congresso realizado e transmitido ao vivo na noite de quarta-feira, 22, definiu os grupos que vão disputar a Copa Lençoense de Futebol. Vinte e sete equipes disputam a Copa a partir do dia 3 de outubro. O primeiro confronto será disputado no Estádio Municipal Eugênio Paccola (Cecap), às 9h, reunindo Unidos do Júlio Ferrari e Açaí Futebol Clube. Uma das principais mudanças será a forma de disputa, com todas as equipes jogando entre si. As equipes classificadas para as oitavas de final, garantem vaga para a disputa da Série A em 2022. Já as equipes que não avançarem na competição, disputam a Série B no ano que vem.

“Outra novidade é que as equipes que não se classificavam para a sequência do campeonato não jogavam novamente. Agora essas equipes vão disputar a Recopa. Os quatro primeiros classificados da Recopa disputam a série A em 2022. Com essa medida, procuramos oportunizar a realização de mais jogos envolvendo todas as equipes, pois o campeonato ficou suspenso por quase dois anos. Além disso, as equipes mudaram seus jogadores, novas equipes surgiram, outras encerraram suas atividades, tivemos alteração de denominação”, completa o secretário. Já as competições realizadas em quadras permanecem suspensas por conta das obras de reforma e melhorias que serão executadas nos Ginásio de Esportes Antônio Lorenzetti Filho, o Tonicão e no Ginásio de Esportes Hiller João Capoano, o Toniquinho.

As novidades

A cada jogo, o atleta destaque vai receber um prêmio. “A escolha do atleta será feita por meio de uma votação pelos integrantes da Comissão da Secretaria de Esportes, árbitros e técnicos. Estamos definindo o prêmio, mas a ideia é que seja um troféu estilizado. Outra novidade é que ao final do campeonato, serão eleitos os melhores em cada posição. Os indicados também serão premiados, recebendo o título de Seleção de Ouro 2021”, adianta Raphael Blanco. Todas as equipes participantes do Amador também vão receber uma bola personalizada, identificando o Campeonato. E as novidades não param por aí. A Secretaria de Esportes e Recreação também pretende realizar a transmissão das finais e semifinais do Amador nas redes sociais. “A entrega das bolas tem por objetivo oferecer o mesmo equipamento e a igualdade de condições às equipes que vão disputar a Copa Lençoense”, avalia o secretário.

“Estamos estudando também a produção de vídeos no formato do Programa Esporte Resenha, para movimentar os bastidores do Campeonato durante a semana, com entrevistas, notícias, divulgando a competição, os jogos, trazendo os destaques de cada equipe, os preparativos para cada partida”, detalha o Secretário de Esportes. Outra novidade é que um aplicativo para realizar a gestão do campeonato será contratado para que atletas, técnicos, comissões possam acompanhar em tempo real os resultados, tabela de classificação e informação de interesse das equipes. Para 2022, a Secretaria de Esportes também vai estudar junto com a área técnica da Secretaria de Tecnologia da Informação, a criação de seu próprio aplicativo, agregando ainda mais informações.

“Todas essas mudanças que serão implementadas também serão usadas como teste e avaliação para as próximas competições organizadas e promovidas pela Secretaria de Esportes e Recreação. Após o campeonato vamos reunir todos os dados, informações e avaliar os pontos positivos e o que é possível aperfeiçoar, melhorar. Tudo isso para realizar um grande campeonato de futebol amador em Lençóis Paulista”, conclui Raphael Blanco.

Grupos da Copa Lençoense

Grupo A - Unidos do Júlio Ferrari, Açaí Futebol Clube e Atlético Lençóis Grupo B – C.E.U, São Cristovão e Raça Carolina Grupo C – Jardim América, Grêmio Cecap e Monte Azul Grupo D – Paulista, S.E, Alfredo Guedes e Chape F.CGrupo E – Associação Lençoense, Atletas do Ferrari e Unidos da Vila Grupo F – Atlético Primavera, União Primavera, Alfredo Guedes e Nacional Grupo G – Vila Nova, Reduto, CAL e Grêmio da Vila Grupo H – Atlético Caju, Meninos da Vila, Asa Branca e Nova Lençóis