Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Vacinação contra Covid 19 segue por agendamento nas unidades de saúde; idosos com 70 anos ou mais já podem receber dose de reforço
27/09/2021 11h11

Vacinação contra Covid-19 segue por agendamento nas unidades de saúde; idosos com 70 anos ou mais já podem receber dose de reforço

A Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista informa que segue a vacinação contra Covid-19, por agendamento, nas unidades de saúde. Idosos com mais de 70 anos e pessoas imunossuprimidas com 18 anos já podem receber a dose de reforço. No casos dos idosos, o intervalo após a segunda dose é de seis meses. Já os imunossuprimidos precisam contar 28 dias após a segunda dose.

Para saber se está na hora de tomar a segunda dose é preciso conferir a data na carteirinha recebida na primeira dose, exceto pessoas que tomaram o imunizante da Pfizer. Nesse caso, o cidadão deve contar 56 dias após a primeira dose para saber o dia da segunda dose. Isso porque a segunda dose da Pfizer teve o prazo reduzido de 12 para 8 semanas pelo Ministério da Saúde. Por enquanto, os laboratórios AstraZeneca/Fiocruz e CoronaVac/Butantan, seguem com os mesmos intervalos, sendo 12 semanas e 28 dias, respectivamente.

Seguindo orientação da Secretaria Estadual da Saúde, pessoas que precisam tomar a segunda dose da vacina da AstraZeneca podem tomar a vacina da Pfizer.

A Secretaria de Saúde faz um apelo às pessoas que ainda não tomaram a primeira dose, ou que estão em atraso com a segunda dose, para que procurem um posto de vacinação. De acordo com a Fiocruz, mais de 90% das internações registradas atualmente no Brasil são de pessoas não vacinadas.

Confira na arte onde agendar sua vacinação: