Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretaria de Cultura disponibiliza doação de livros em braille para APAE
23/09/2021 14h27

Secretaria de Cultura disponibiliza doação de livros em braille para APAE

Livros doados serão utilizados no plano de aula da APAE

A Secretaria de Cultura formalizou na quarta-feira, 22, a doação de cerca de oitenta exemplares de obras de literatura infantil, juvenil e adulto para o desenvolvimento das atividades em salas de aula na instituição. Além das obras em braille, alguns títulos possuem também tipologia específica para tornar a leitura mais acessível. Participaram do encontro na APAE, a presidente da Instituição, Márcia Martins Pompermayer, a vice-presidente, Regina Tereza Capelari, as professoras Lorena Fontes e Cristiane Morelli e o maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha.

Para a professora e especialista em educação especial e braille, Lorena Fontes, “Os livros doados serão muito importantes no momento da atividade, na medida em que os alunos tenham a noção de que existem sim livros para eles, contribuindo para a autoestima desses alunos”, destaca. A também professora de educação especial, especialista em braille e libras Cristiane Morelli destacou “Esta doação terá grande utilidade para os alunos visando seu desenvolvimento, conhecimento e estímulo ao processo de leitura. Temos duas classes, uma com faixa etária voltada para adolescentes no segmento de ensino fundamental e outra para jovens e adultos, o EJA, que possuem deficiência visual e baixa visão. Esses livros serão valiosos para auxiliar no trabalho desenvolvido diariamente pela APAE em busca da inclusão das pessoas atendidas pela instituição”.

Para a vice-presidente Regina Tereza Capelari “Este material veio na hora certa, só temos a agradecer esta doação, esses livros serão incluídos no plano de aula das classes. Temos duas classes que foram montadas para atender os alunos. Estamos realizando um trabalho de inclusão dentro da própria APAE, mas o desafio é levar essa inclusão para toda a cidade, para todos os ambientes onde o deficiente é atendido. Meu encantamento é poder trabalhar com a deficiência de forma sigular e possibilitar esta construção”, pontuou.

“Com muita alegria estamos atendendo a solicitação de APAE, uma das instituições mais queridas de nossa cidade. Esta ação vai ao encontro dos projetos que temos para o fomento da leitura em nosso município. Com a volta do atendimento presencial em nossas bibliotecas, os projetos neste segmento também serão retomados. Estamos preparando para novembro, mais um grande evento literário: o FILLP, com adoção de todos os protocolos sanitários. No dia primeiro de outubro, comemoramos o Dia do Ler, fica aqui meu convite para que os lençoenses conheçam as obras que estão disponíveis na Biblioteca Municipal”, afirmou o maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha durante a entrega dos livros à APAE.

 

notícias relacionadas

Tags: secretaria, cultura, disponibiliza, doação, livros, braille, para, apae.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo