Lençóis Paulista, 23 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prado assina convênio para o Programa Cidadania no Campo – Rotas Rurais
17/09/2021 16h02

Prado assina convênio para o Programa Cidadania no Campo – Rotas Rurais

Prefeito Anderson Prado assinou convênio que traz melhorias para quem vive na zona rural

O prefeito de Lençóis Paulista, Anderson Prado, participou de evento hoje em Jaú com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia. O encontro aconteceu no auditório da Fatec. Prado garantiu para Lençóis Paulista adesão ao Programa Cidadania no Campo – Rotas Rurais, da Secretaria Estadual da Agricultura.

“Este programa vai beneficiar principalmente os pequenos produtores. Em Lençóis Paulista, temos centenas de propriedades rurais distantes dos centros urbanos. Nós já desenvolvemos um programa semelhante, desde 2019, em que cadastramos mais de mil propriedades por georreferência, para que estas pessoas tivessem acesso mais fácil aos serviços de urgência e emergência. Agora, a tecnologia vai melhorar outros aspectos na vida dessas pessoas, como as compras virtuais”, comemorou Prado.

O programa viabiliza acesso às propriedades rurais e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas de correspondências e compras online, além de possibilitar o acesso a outros serviços públicos.

O sistema funciona mesmo onde não existe um endereço estruturado com rua e número, graças à tecnologia Plus Codes, criado pelo Google, que converte coordenadas de latitude e longitude fornecidas por satélite em códigos curtos, semelhante aos códigos postais. A partir dos dados finalizados, o produtor rural passa a ter um endereço digital individualizado.

O recurso é similar ao programa municipal denominado CEP Rural, que começou a ser desenvolvido em Lençóis Paulista desde 2019. Por meio desse programa, a Prefeitura realizou o cadastramento de sítios, fazendas e chácaras para facilitar o acesso de serviços de urgência e emergência a esses locais. Foi estabelecido um banco de dados com endereços georreferenciados para que serviços como SAMU, Corpo de Bombeiros e Resgate Integrado pudessem chegar com mais facilidade e rapidez até essas propriedades, usando rotas traçadas pelo Waze, aplicativo popular de navegação. Cada propriedade passou a ser identificada por um código, facilitando o acesso dos serviços citados acima.