Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente realiza ações com crianças da Rede Municipal de Ensino
16/09/2011 18h06

Em comemoração ao Dia da Árvore e mês da mata ciliar, em setembro, a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente tem desenvolvido uma série de ações de educação ambiental junto aos alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino. As ações incluem visitas ao viveiro de mudas municipal e plantio de mudas nativas para recompor a mata ciliar do Lago da Prata.

Ao todo, 312 crianças conhecerão um dos Ecopontos instalados na cidade onde é feita a destinação correta de resíduos da construção civil, resíduos vegetais e móveis velhos. As crianças recebem orientações que podem ser transmitidas aos seus pais, evitando assim a destinação irregular desses materiais em locais impróprios.

Já no viveiro de mudas, os participantes são informados sobre a importância deste espaço para Lençóis Paulista, No local, são produzidas cerca de 10 mil mudas anualmente que ajudam a recompor a arborização urbana, mata ciliar dos rios e o paisagismo do município. Os alunos conhecem a diversidade de mudas encontradas na natureza. Também participam de uma competição de perguntas e respostas sobre a temática abordada, mutirão de limpeza do Parque do Povo e o plantio de mudas às margens do Lago da Prata.

Já para os 5º anos das escolas municipais, foi lançado um concurso de redação com o tema: “Mata Ciliar, Preservar é Preciso!”. Os alunos deverão produzir redações, e ao final do mês de setembro, serão definidos os vencedores. Haverá premiação para os três primeiros colocados. O primeiro lugar ganha para a sua turma uma excursão turma ao Espaço Criança Ecológica – Villa Ambiental no Parque Vila Lobos em São Paulo. A viagem já está pré-agendada para o dia 9 de dezembro de 2011.

De acordo com Benedito Luiz Martins, Diretor de Meio Ambiente e Agricultura, “estas ações são importantes para que as crianças tenham contato com a realidade local e aprendam cada vez mais respeitar as árvores e o meio ambiente como um todo, com o objetivo de transformar as futuras gerações e obter melhor qualidade de vida para todos”.

As ações seguirão até o próximo dia 26 de setembro no Viveiro de Mudas Municipal.