Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura conclui terraplanagem no antigo aterro em valas
14/09/2021 16h12

Prefeitura conclui terraplanagem no antigo aterro em valas

Área onde ficava o antigo aterro em valas foi nivelada para evitar erosões e acúmulo de água

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), conclui as obras de terraplanagem no antigo aterro em valas. De acordo com as normas ambientais vigentes para gerenciamento de aterro de resíduos sólidos, quando desativadas, estas áreas devem passar por um processo de encerramento visando reduzir o acúmulo e infiltração das águas de chuva sob o maciço, reduzindo os riscos de erosão e desmoronamento dos resíduos aterrados no passado, colaborando para a segurança ambiental. A ação também atende aos critérios da Diretiva uso do solo do Programa Município Verde Azul.

“A adequação dos aterros sanitários é um desafio para o futuro. E nós estamos cumprindo essa meta com sucesso. Além de instalar um novo aterro, que cumpre todos os requisitos ambientais para disposição dos resíduos sólidos, estamos fazendo o manejamento correto do antigo aterro em valas, preservando nosso solo”, esclareceu o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã.

O próximo passo no processo de finalização do antigo aterro é a avaliação do solo. Uma empresa já foi contratada, por meio de licitação, para realizar este procedimento. Concluída esta análise, a área receberá canaletas de drenagem e plantio de grama nos taludes.

O Aterro em Valas do Município de Lençóis Paulista, localizado na Rodovia LEP 335 – Fazenda Corvo Branco, foi desativado em maio de 2020. Desde então está em operação o novo aterro sanitário, localizado na Rodovia LEP 461, e que segue parâmetros mais rigorosos de segurança ambiental. Distante 13 km da cidade, o novo aterro está em uma área de 85.000 m² e possui os equipamentos e instalações de proteção ambiental exigidas pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para este tipo de atividade entrar em operação: cerca e isolamento da área, portaria, balança para pesagem e controle dos resíduos recebidos, lavador, sistema de drenagem de águas pluviais, manta de impermeabilização, sistema de drenagem de chorume e captação de gás.

Seguindo as normas de operação de aterro sanitário diariamente os resíduos são compactados e cobertos com solo com emprego de máquina esteira, pá-carregadeira e caminhão basculante. Mensalmente são destinados cerca de 1.400 toneladas de resíduos sólidos no local, provenientes do serviço de coleta executado diariamente na área urbana e rural.

A licença de operação do novo aterro é de 5 anos e pode ser renovada até atingir a capacidade máxima da área que pode chegar a 20 anos, uma importante conquista do ponto de vista ambiental para Lençóis Paulista. Destaca-se que o trabalho de separação dos recicláveis pelos munícipes é uma ação fundamental para aumentar a vida útil do aterro.

“Nós temos investido em políticas públicas voltadas à sustentabilidade. Levamos o programa Coleta Certa para toda a cidade, facilitando para os munícipes a separação dos resíduos orgânicos do que pode ser reciclável. Recentemente investimos no caminhão triturador de podas, reaproveitamento restos de galhos, que também iam para o aterro. Estamos constantemente informando a população sobre a importância da reciclagem e reaproveitamento. Com todos assumindo a responsabilidade e fazendo sua parte continuaremos sendo referência no respeito ao Meio Ambiente”, ressaltou o prefeito Anderson Prado.