Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente faz plantio de mais um Pomar Comunitário
09/09/2021 16h51

Meio Ambiente faz plantio de mais um Pomar Comunitário

Parceria entre poder público e iniciativa privada formou mais um pomar comunitário em Lençóis Paulista

A Secretaria de Agricultura fez o plantio de mais um pomar comunitário no final da Avenida Brasil, com 30 espécies frutíferas, além de três ipês amarelos, árvore símbolo de Lençóis Paulista. O plantio aconteceu nesta quinta-feira, 9 de setembro, em parceria com a empresa Adritz/Reframax Engenharia Ltda, que doou as mudas. É o 26º Pomar Comunitário implantado durante a gestão do prefeito Anderson Prado.

O pomar foi criado em substituição a árvores da espécie Leucenas, recentemente removidas pela Secretaria, a pedido de moradores da região. A primeira muda foi plantada pela vice-presidente da CIPA - Projeto Star Bracell, Emivalda Cardoso Pires.

As mudas escolhidas para compor o pomar são acerola, goiaba, nêspera, carambola, limão, fruta do conde, graviola, araçá, caqui, amora, romã. Além de dar utilidade à área verde, beneficia a biodiversidade principalmente pela atração de pássaros e envolve a gestão participativa contínua com a comunidade, sendo esta a premissa de educação ambiental da diretiva Arborização Urbana do Programa Município Verde Azul.

Para garantir a sobrevivência das mudas, a área foi preparada pela Coordenação e equipe de Meio Ambiente. No momento do plantio, o berço das mudas recebeu aplicação de adubos naturais e químicos e hidrogel para manter a umidade na raiz das árvores.

Além da equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, participaram do plantio Helton Damacena, interlocutor do Programa Município Verde Azul, a gestora do grupo Reframax, Daniela dos Santos Sabino, o coordenador, Denilton Tenório, além de colaboradores da empresa.