Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Lençóis Paulista é top 100 no Brasil
03/09/2021 17h08

Lençóis Paulista é top 100 no Brasil

Lençóis se destaca como a melhor da região e uma das melhores do Estado de São Paulo

Lençóis ocupa o 68º lugar no ranking geral e 4ª lugar nacional, considerando municípios entre 50 e 100 mil habitantes, das cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, no estudo recém divulgado pela consultoria Urban Systems. Entre todos os municípios do Estado de São Paulo, Lençóis ocupa o 26º lugar na avaliação geral e a 3ª colocação entre as cidades do mesmo porte do Estado de São Paulo, atrás apenas de Jaguariúna e Vinhedo. No Centro-Oeste paulista Lençóis é a primeira do ranking. O índice pode ser consultado em: https://ranking.connectedsmartcities.com.br/

“Esse é o resultado técnico do que a Administração tem feito desde quando assumi a Prefeitura: é o diálogo constante entre o povo e o Governo Municipal, através de acesso, informação, transparência e tecnologia. Estar entre as cidades mais bem avaliadas do Brasil é reflexo também do trabalho da brava gente lençoense”, destacou o prefeito Anderson Prado

O Ranking Connected Smaties Cities é elaborado pela Consultoria Urban Systems e Necta. O relatório mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, em municípios com mais de 50 mil habitantes. Esse estudo vem sendo realizado desde 2015 e em 2021 chega a sua sétima edição.

O relatório mapeia as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade. Os quesitos avaliados são subdivididos nas categorias Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança. Alguns dos quesitos somam pontos em mais de uma categoria. Por exemplo, o abastecimento de água e tratamento de esgoto são avaliados nas modalidades de Saúde e Meio Ambiente.

Lençóis se destaca em todas as modalidades. Em Saúde, avaliações pelo maior número de médicos por habitantes, cobertura de equipes de Estratégia da Família, e maior número de leitos hospitalares por habitante; em Governança, por disponibilizar canais de atendimento ao cidadão; em Educação, pela informatização das unidades escolares, formação do corpo docente e notas nas avaliações dos alunos realizadas pelo governo federal; Meio Ambiente, principalmente, pela rede de distribuição de água e tratamento de esgoto em 100% do município; em Economia, destaque para geração de empregos, independência do setor público e crescimento do PIB per capita, bem como cobertura de banda larga e operações por fibra ótica em Tecnologia e Inovação.

Metodologia

A Necta e Urban Systems utilizam uma metodologia própria de ponderação de indicadores, chamada Índice de Qualidade Mercadológica para a formulação do ranking. Foram analisadas 677 cidades: 49 com mais de 500 mil habitantes, 277 com 100 mil a 500 mil habitantes e 351 com 50 mil a 100 mil habitantes.