Lençóis Paulista, 24 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente fará substituição de árvores da antiga rodoviária no feriado prolongado
03/09/2021 16h30

Raízes estão comprometendo a estrutura de prédios e a rede de água e esgotos

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) fará a substituição de nove árvores de grande porte existentes atrás da antiga rodoviária, porque estão comprometendo a infraestrutura dos prédios e da rede de água e esgoto, e também a rede elétrica. A operação acontecerá entre os dias 5 e 7 de Setembro. O trabalho será realizado durante o feriado prolongado quando haverá pouco movimento na região, a fim de não atrapalhar o trânsito e as atividades comerciais.

O trabalho exige o emprego de maquinário pesado, em função do tamanho das espécies: o caminhão da equipe de podas, um caminhão equipado com grua, triturador de galhos e ainda um caminhão guindaste. Após a retirada das espécies, a SAMA vai realizar a readequação do espaço para organização do estacionamento, dos pontos de táxi e lanchódromo.

“Essas árvores são da espécie ficus benjamina. Elas podem chegar até 30 metros de altura, o que traz problemas para a rede elétrica. Outro problema são as raízes, que são muito fortes e causam danos na rede de água e esgoto enquanto procuram por água. Essas espécies devem ser plantadas em áreas abertas, não no meio da cidade. Nós estamos investindo muito na arborização urbana com espécies que não causam problemas estruturais”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã.

A Secretaria de Meio Ambiente tem feito o plantio de árvores em grande escala, por toda a cidade. Até julho deste ano, foram plantadas mais de 600 mudas, adequadas para a área urbana. Esses plantios aconteceram em áreas verdes de bairros, para a formação de pomares comunitários, do projeto floresta urbana, com plantio em canteiros, além de plantio de diversas mudas em áreas que já passaram por revitalização, como a Rua XV de Novembro e o Terminal Rodoviário Interbairros Itagiba Mourão.