Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Reunião do Comdema apresenta ações municipais que contribuíram para melhorar qualidade do ar
01/09/2021 15h16

Reuniões do Comdema voltam a acontecer de forma presencial

Um dos assuntos na pauta da 151ª reunião ordinária do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), realizada na terça-feira, 31 de agosto, foram as políticas da administração municipal para melhorar a qualidade do ar a curto, médio e longo prazo. Uma delas é a renovação da frota municipal. Entre 2017 e 2021, foram mais de 30 veículos substituídos. Este mês o encontro foi presencial, no Centro Municipal de Formação Profissional, respeitando os protocolos de distanciamento e higiene, conforme o Plano Municipal de Enfrentamento à Covid-19.

“A renovação da frota é considerada como uma das medidas essenciais para promover o ganho da sustentabilidade ambiental. Além de os veículos mais novos apresentarem melhor custo-benefício, pois tem consumo menor, as novas tecnologias são capazes de diminuir significativamente as emissões de poluentes que resultam da queima do diesel”, ressaltou o presidente do Comdema e secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã.

Na reunião também foi tratado sobre a recente aprovação e sanção do Plano de Mata Atlântica e Cerrado pela Lei 5.473/2021; criação da Comissão Municipal de Educação Ambiental e nomeação dos membros pelos respectivos decretos n°653 e 654/2021. Como um dos principais objetivos da reunião, a explanação sobre o Plano de Metas e arquivos comprobatórios referentes às dez diretivas que serão encaminhados ao Programa Município Verde Azul (PMVA) neste mês de setembro. Os membros manifestaram-se cientes das ações trabalhadas durante o ciclo 2021, arquivos, relatórios e documentos, de acordo com a Resolução SIMA nº81 de 21 de julho de 2021.

Também foi dado ciência dos assuntos tratados nas Câmaras Técnicas do Comitê de Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré nas quais Lençóis Paulista possui representação na plenária pelo Prefeito Anderson Prado de Lima, além das seguintes Câmaras Técnicas: Gestão e Planejamento, Saneamento, Educação Ambiental, Águas Subterrâneas e Recursos Naturais. Até o momento, todas as câmaras citadas trataram sobre a pontuação de projetos e a câmara técnica de educação ambiental também trabalha o plano de comunicação do referido comitê.O calendário de reuniões do Comdema é estabelecido pela Resolução nº1/2021, homologada pelo Decreto executivo nº 264/2021.

Além do presidente e secretário, participaram da reunião, os seguintes membros: Fábio José Esguícero (Prefeitura); Wagner Boso (CDRS-CATI); Eduardo de Almeida Silva e Antonio Severo dos Santos Filho (Legislativo); Milena Guirado Coneglian (SAAE); Luiz Carlos Ribeiro Gallego (Clubes de Serviço); Henrique de Oliveira Lima (profissionais liberais); Wagner Flausino Lopes (Associação de bairro); Diusaléia Oliver e Glauco Temer Feres (terceiro setor). A próxima reunião do Comdema deve acontecer no dia 28 de setembro.