Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente orienta sobre adoção do Espaço Árvore
30/08/2021 16h55

Meio Ambiente orienta sobre adoção do Espaço Árvore

Espaço melhora as condições na base da planta, permitindo seu desenvolvimento sem comprometer a infraestrutura do calçamento

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) já concluiu a implantação de mais de 160 “Espaços Árvores” em prédios e espaços públicos. A partir deste ano, o projeto avança para áreas consolidadas com metas estabelecidas, como novos loteamentos, por isso o envolvimento e adesão por parte da população se faz imprescindível.

O Espaço Árvore é uma área permeável implantada no entorno das árvores, nos calçamentos de prédios públicos e em novos loteamentos, tudo de acordo com a Lei Municipal nº 4662/2014, que cria o Plano Municipal de Arborização Urbana, e o Decreto Executivo nº 493/2017. O espaço melhora as condições na base da planta, permitindo seu desenvolvimento sem comprometer a infraestrutura do calçamento e promovendo o crescimento saudável e íntegro. Essa é a ação que deve ser tomada como exemplo pela população.

Para a construção do espaço deve-se levar em consideração a proporção de 40% da largura e 80% do comprimento do calçamento, ou seja, em uma calçada padrão de 2m, deve-se ter 80cm de largura e 1,60m de comprimento e necessariamente 1,20m para acessibilidade. Já nos calçamentos com medida inferior a 2 metros, o “Espaço Árvore” deve ocupar o leito carroçável e, além das dimensões, deverá ter um elemento de identificação visual. Ao adotar uma árvore defronte ao imóvel os munícipes já devem implantar a medida ideal do espaço árvore, conforme previsto em Lei e Decreto mencionados.

O plantio de árvores é imprescindível para melhorar a qualidade de vida da população urbana e aumentar a cobertura vegetal na cidade. Em Lençóis Paulista, até o final do ciclo 2021 do Programa Município Verde Azul, que se encerra no dia 19 de setembro, o cronograma de prédios públicos foi cumprido. O Espaço Árvore é utilizado em creches, escolas, unidades de saúde e áreas como o Terminal Rodoviário Interurbano "Itagiba Mourão".