Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / População pode procurar diretamente unidades de saúde; postos retornam gradativamente à rotina
20/08/2021 10h28

ESF Vila Cruzeiro/ São João é uma das unidades que já retomou atendimento

Com avanço da vacinação, queda nos índices de contágio e ocupação hospitalar, aos poucos os atendimentos vão sendo retomados nos postos de saúde de Lençóis Paulista. Já estão operando normalmente as ESFs do Jardim Nações, José Nege (Vila Cruzeiro e São João), Caju, além das UBSs da Cecap e Jardim Ubirama. Na segunda-feira 23, a ESF Antonio Benedetti, no Jardim Monte Azul, também retoma o atendimento normal, das 7h às 17h. A partir de agora, o cidadão pode procurar diretamente a sua unidade de saúde de referência para atendimento em livre demanda e não precisa mais ligar agendando consulta na Central de Saúde (3269 7140), que continua funcionado para sanar dúvidas sobre atendimento na rede.

Os grupos de gestantes e de puericultura também foram restabelecidos. Além disso, estão sendo programados o retorno dos grupos de hipertensos, diabéticos, obesidade, e outras comorbidades. Os pacientes destes grupos que necessitarem de atendimento podem procurar a unidade de saúde.

Outro serviço que já havia sido retomado é a coleta de Papanicolau no período noturnos, nas unidades, uma vez por semana, inclusive no RAIS Mulher. Este exame é feito com agendamento prévio.

“À medida que a vacinação avança e os casos diminuem, conseguimos reduzir a equipe de combate à Covid-19 e restabelecer os atendimentos nas unidades de saúde. Mas estamos sempre reforçando entre a população que a pandemia não acabou e não sabemos qual será o impacto da variante Delta, que têm aumentado no Estado de São Paulo. Tivemos novas flexibilizações no Plano São Paulo, mas é primordial que as pessoas continuem respeitando os protocolos sanitários e evitando aglomerações”, reforçou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Na semana passada, a Secretaria de Saúde liberou o trânsito na Rua Piedade, ao lado do Hospital Nossa Senhora da Piedade, nos dois sentidos da via. Por conta da queda do número de atendimentos diários no PAC-19 (Pronto Atendimento à Covid-19), a tenda externa que evitava a aglomeração de pacientes deixou de ser necessária.

A rede especial de combate à Covid-19, que compreende o PAC-19 e rede hospitalar, segue funcionando normalmente. A Secretaria de Saúde também mantém a Central de Testes, com realização de exames por amostra de swab, em funcionamento na ESF do Monte Azul. O atendimento é das 13h às 19h, com distribuição de 100 senhas por dia, por ordem de chegada.

VACINAÇÃO COVID-19

As vacinas contra a Covid-19, tanto para aplicação da primeira quanto da segunda dose, devem ser agendadas nas unidades de saúde.

As primeiras doses para pessoas com mais de 18 anos e jovens de 16 e 17 anos, com comorbidades podem ser agendadas nas seguintes unidades: ESF do Jardim Nações, ESF Jardim Caju, UBS da Ubirama, UBS Cecap, e ESF do Júlio Ferrari, de segunda a sexta-feira.

Já a segunda dose pode ser agendada nas seguintes unidades: ESF do Maria Cristina, Ambulatório de Especialidades da Avenida Brasil e ESF da Vila Cruzeiro e São João. Não esqueça de conferir a data na carteirinha da primeira dose!

AGENDAMENTO 1ª DOSE (pessoas acima de 18 anos, jovens de 16 e 17 anos com comorbidades)

- ESF DO JARDIM DAS NAÇÕESRua das Araras, 560 – Jardim das Nações. Telefone: 3264-1007

- ESF DO JARDIM DO CAJURua João Coneglian, 350 – Caju II. Telefone: 3264-9933

- ESF 'WINTER MALATRASI – JÚLIO FERRARIRua Manoel Duarte Moreira, 160 – Júlio Ferrari. Telefone: 3264-5040