Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Secretário de Transportes e Logística faz visita técnica à Rodovia Osni Mateus
19/08/2021 15h04

Secretário de Transportes e Logística faz visita técnica à Rodovia Osni Mateus

Projeto Executivo para pavimentação da SP 261 até Águas de Santa Bárbara está sendo finalizado

O prefeito Anderson Prado e o vice-prefeito e secretário de Convênios e Captação de Recursos, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, receberam o Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto, para uma visita técnica à Rodovia Osni Mateus (SP-261).

O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 19, e também foi acompanhado pelo presidente da Câmara de Lençóis, Jucimário Siqueira, o Bibaia, os presidente das Câmaras de Macatuba, Júlio Cesar Saes, de Borebi, Roger Martins, Iaras, Marilúcia Pereira de Souza e Águas de Santa Bárbara, Irwing César Bondar. Ainda estiveram presentes o deputado estadual Vinicius Camarinha, que foi um dos interlocutores para aprovação do projeto junto ao governo do Estado, e ex-presidente da Câmara de Águas de Santa Bárbara, Fábio Glaser, que juntamente com Manezinho, foi um dos fundadores da Frente Parlamentar de pavimentação da rodovia, em 2017. Empresários e autoridades lençoenses, bem como políticos da região, também acompanharam a visita.

Em visita a Lençóis Paulista no último dia 2 de julho, o governador João Dória se comprometeu com a pavimentação da rodovia no trecho de aproximadamente 50 quilômetros até Águas de Santa Bárbara. No mesmo dia, em evento realizado em Jaú, com a presença do prefeito Prado, o governador fez o anúncio da pavimentação. A reivindicação para que o trecho receba asfalto acontece há aproximadamente 60 anos. Desde a visita do governador, as trativas para a pavimentação do trecho avançaram, culminando na visita técnica da Secretaria de Transportes e Logística.

O secretário explicou que o projeto executivo ainda encontra-se em trâmite no Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e tem passado por constantes atualizações, visto que o trecho sem asfalto é composto por solo bastante arenoso. O orçamento da obra deve girar em torno de R$ 250 milhões.

“É uma obra da maior importância, e muito complexa, por isso estamos realizando essa visita técnica com o pessoal do DER. A questão é a presença de areia, que é uma preocupação, não é a toa que o nome do município é Lençóis Paulista. Existe solução de engenharia para isso, basta encontrarmos a melhor solução, mas é custosa. O prefeito Anderson Prado tem um prestígio grande com o governador. Teve a aprovação. É um investimento diferenciado, um dos maiores do Estado num único trecho rodoviário”, explicou.

Ainda de acordo com o secretário de Transportes e Logística, a política do governador João Dória para a Pasta prevê a recuperação de estradas vicinais e rodoviais, fortalecendo o escoamento da produção agrícola e industrial em todo o Estado.

“Agradeço a presença do secretário, do deputado Vinicius Camarinha e as autoridades da região que aqui estão. Eu sempre digo que nós desenvolvemos um governo que respeitas as conquistas ao longo da história. É mais um alicerce para a sociedade lençoense. São décadas de espera. Muitas pessoas já partiram e não viram essa concretização que leva Lençóis Paulista até Águas de Santa Bárbara, ligando duas importantes rodovias (Castelo Branco e Marechal Rondon). É uma conquista de toda a região. É um momento de alegria, de celebração em saber que o governador João Dória e o vice-governador Rodrigo Garcia observaram a importância de Lençóis no contexto regional e investiram tanto. A palavra, o sentimento é mais do que de conquista. É de gratidão!”, definiu o prefeito Anderson Prado.

A pavimentação da SP 261 entre Lençóis Paulista foi uma pauta defendida por Manezinho na Câmara de Vereadores por mandatos sucessivos. “É um sonho antigo, um objetivo pelo qual sempre lutei. Em 2017, ganhamos ainda mais força quando formamos a Frente Parlamentar de pavimentação, com Fábio Glaser, presidente da Câmara de Vereadores de Águas de Santa Bárbara na época, e tivemos muito apoio do prefeito Prado. Nunca desisti de lutar pela pavimentação. Agora estamos muito perto de ver essa obra”, comemorou Manezinho.