Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Projeto da escola Maria Cordeiro motiva crianças a comer bem
13/09/2011 12h44

Projeto da escola Maria Cordeiro motiva crianças a comer bem

O projeto “Alimentando-se com Autonomia”, da EMEI Maria Cordeiro Fernandes Orsi, localizada na Cecap de Lençóis Paulista, motiva os alunos aos bons hábitos à mesa. De forma atraente, lúdica e educativa, está estimulando o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde.

Participam do projeto os alunos do Maternal II, da Etapa I e Etapa II (crianças com idade entre 3 e 5 anos). Com a iniciativa, eles aprendem sobre a necessidade de uma alimentação balanceada, passam a usar os talheres adequados, a ter a noção de quantidade e a adquirir autonomia para se servir.

Quando as crianças começam a se alimentar fora do ambiente familiar, é comum a resistência em experimentar determinados alimentos. E a escola, sabendo de seu relevante papel na formação de valores, hábitos e estilo de vida das crianças, decidiu, então, estimular a boa nutrição.

“A boa nutrição é importante para a promoção da saúde e a escolha dos alimentos certos possibilita um equilíbrio nutricional e até mesmo a prevenção de algumas doenças. Neste contexto, vimos como importante implantar uma campanha educacional sobre o alimento por meio de disseminação da informação desde a produção, a escolha do cardápio e o preparo”, justifica a equipe gestora da EMEI Maria Cordeiro.

Desenvolvimento

Na sala de aula, uma série de atividades passaram a ser adotadas no transcorrer do ano, entre elas, a degustação de legumes, verduras e frutas antes e após o preparo, o trabalho com músicas sobre alimentação e a confecção de painéis sobre o tema.

Já no pátio, no segundo bimestre deste ano a escola passou a oferecer diariamente a comida no balcão self-service, com o uso de colher. Depois, foi a vez de inserir o jogo americano para cada criança e, no mês de agosto, houve um novo avanço: os alunos passaram a usar o garfo.

O pátio da escola também conta com um quadro com fotos dos alimentos que são servidos no dia e as crianças que comem a merenda são orientadas a colocar uma ficha nesse quadro, para que seja contabilizado o aumento do consumo.