Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente reforça ações educativas no Dia de Combate à Poluição
13/08/2021 15h45

Meio Ambiente reforça ações educativas no Dia de Combate à Poluição

Ações educativas ensinam aos estudantes que é preciso preservar

As datas comemorativas ambientais servem para conscientizar, sensibilizar e mobilizar os cidadãos para as boas práticas no dia a dia, bem como levar a reflexão dos nossos hábitos em relação aos cuidados com o meio ambiente em que vivemos. Neste sentido, em Lençóis Paulista, existe a Lei Municipal nº 3976/2009 que "fixa o calendário de datas comemorativas ambientais e dá outras providências", sendo esta Lei regulamentada pelo Decreto executivo nº 251/2010.

O dia 14 de agosto foi estabelecido como o "Dia de Combate à Poluição". Nesta data, são enfatizadas as ações desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), por meio da Comissão Municipal de Educação Ambiental, que engloba várias secretarias, autarquias municipais e representantes da sociedade civil para tratar dos diversos assuntos e movimentar essas ações. Lençóis Paulista conta com o Centro de Educação Ambiental que propicia trabalhar esta temática do combate à poluição, seja com a prevenção de queimadas urbanas, prática da coleta seletiva e descarte adequado de resíduos, uso racional da água, importância da arborização urbana, entre outros. As ações são trabalhadas o ano todo, conforme o Programa Municipal de Educação Ambiental, sempre envolvendo as redes de ensino, para que os estudantes sejam multiplicadores dessas ideias, bem ações voltadas à comunidade. Conheça alguns programas:

PROGRAMA COLETA CERTA: Iniciado em abril de 2019, já abrange 100% da área urbana com contentores para descarte de resíduos orgânicos na cor azul (não-recicláveis) e verde (recicláveis). Ao descartar o lixo de forma correta e fazer a separação do que pode ser reaproveitado, a população combate a poluição, amplia a vida útil do aterro e auxílio a Cooperativa de Reciclagem.

RECICLE SEUS HÁBITOS: Campanha educativa realizada junto ao público escolar e comunidade com objetivo de orientar a todos para as práticas sustentáveis no cotidiano, e temáticas atuais, como o problema do lixo plástico, por exemplo, e cuidados com nossos rios urbanos.

QUANDO ACABA A PILHA: Orienta para o descarte correto de pilhas e baterias em um dos 90 pontos de coleta disponibilizados em escolas, comércios e supermercados. Nunca descarte pilhas e baterias no lixo comum, pois são altamente contaminantes e prejudiciais à saúde.

LIXO NO LUGAR CERTO: Serviço de agendamento para a coleta de móveis inservíveis pelo telefone (14) 3269.7054 da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Não descarte móveis e materiais inservíveis em terrenos, na área rural ou outras áreas inadequadas.

ÓLEO BOM: Orientação sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado. Nunca despeje óleo no ralo da pia, evite a poluição da água e prejuízos ao sistema de tratamento de esgotos.

SEMEANDO O FUTURO: Plante mais árvores! O Viveiro Municipal de Mudas "João Romano" dispõe de mudas de árvores apropriadas para plantio em calçamentos. Arborizar também é um ato nobre de combate à poluição.

ÁGUA PRA VIDA TODA: Aborda mais diretamente os serviços do SAAE, sendo destacados os serviços de tratamento de água e de esgotos gerados em Lençóis Paulista.

DIRETIVAS DO PROGRAMA VERDE AZUL: Prevenção de queimadas urbanas e poluição do ar, proteção de nascentes, cuidados com o solo, proteção à biodiversidade, importância da Estação de Tratamento de Esgotos, mobilização para a coleta seletiva e compostagem, são alguns dos temas trabalhados nas diretivas do Programa Município Verde Azul para combate à poluição.

*As fotos são de arquivo e foram tiradas antes da pandemia pelo novo Coronavírus.