Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Assistência Social garante mais recursos para cestas básicas
11/08/2021 16h41

Assistência Social garante mais recursos para cestas básicas

Recursos liberados pelo Governo do Estado serão utilizados para compra de cestas básicas

Lençóis Paulista garantiu a liberação de mais de R$ 46 mil para a aquisição de cestas básicas a serem distribuídas pela Assistência Social, por meio do Governo do Estado. O secretário de Assistência Social, Ney Góes, participou de evento no Palácio dos Bandeirantes, na última terça-feira 9, quando o governador João Dória fez a liberação dos recursos para os municípios paulistas.

“Nesta cerimônia foram liberados R$ 9,8 milhões para serem investidos em “Benefícios Eventuais”, desde que sejam regulamentados nos municípios. Em Lençóis, temos dois Benefícios Eventuais regulamentados, o Auxílio Funeral e a Cesta Básica, que atendem as famílias comprovadamente em situação de vulnerabilidade social. Além disso, seriam liberados R$ 23.191,26 para a compra das cestas básicas, mas o governador se comprometeu a dobrar esse valor, liberando o restante nas próximas semanas. O recurso é suficiente para adquirir 390 cestas no padrão distribuído pela Secretaria de Assistência Social de Lençóis Paulista. Neste momento, todo recurso é bem-vindo. O montante representa mais de 30% das cerca de 1.200 cestas básicas que temos distribuído mensalmente, desde abril de 2020, quando o prefeito Anderson Prado criou o Kit Alimentação”, explicou Ney Góes.

VALE-GÁS

Na semana passada, em evento online, o governador João Dória havia estendido a concessão do Vale-Gás, inicialmente liberado para apenas 82 municípios, para os 645 municípios do Estado de São Paulo. A Prefeitura de Lençóis Paulista já vem realizando a distribuição mensal de botijões de gás para famílias carentes, com recursos próprios, desde abril de 2020. Desde então foram entregues 9.634 botijões de gás aos lençoense. Desse total, 1.377 foram doados à Assistência Social por meio do evento Facilpa Live.

Os critérios para ter acesso a esse benefício são constar no CadÚnico até 14 de maio de 2021, ter renda mensal per capita de até R$ 178,00 e não receber o Bolsa Família. “Não adianta procurar o CadÚnico para se cadastrar, pois a data limite é 14 de maio de 2021. Ou seja, o benefício é para aquelas pessoas que já haviam se cadastrado até essa data, porém, não foram incluídas no Programa Bolsa Família pelo governo federal”, explicou o secretário Ney Góes.

Em Lençóis Paulista serão beneficiadas 153 famílias que cumprem os requisitos. Elas receberão três parcelas de R$ 100 para a compra de gás de cozinha. As parcelas serão disponibilizadas a cada dois meses, sendo setembro, novembro e janeiro de 2022. O beneficiário deverá entrar no site do programa (www.bolsadopovo.sp.gov.br), clicar no botão “Vale-Gás” e, sendo elegível, tirar o número de protocolo e a senha individual para realizar o saque nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil ou 24h.

A lista de beneficiários não foi atualizada pelo Portal Bolsa do Povo, portanto não é possível fazer a consulta para novas famílias elegíveis para o benefício. Assim que a nova lista for liberada, as famílias serão informadas pela Secretaria de Assistência Social.