Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Programa 100% LED vai modernizar parque municipal e gerar economia
10/08/2021 16h13

Programa 100% LED vai modernizar parque municipal e gerar economia

Iluminação na Rua XV de Novembro já conta com lâmpadas de LED

A administração municipal de Lençóis Paulista trabalha para a substituição de todas as lâmpadas da cidade por lâmpadas de LED: uma alternativa mais eficaz, sustentável e moderna para a iluminação pública, com o Programa 100% LED. A substituição já foi feita na Rua XV. Aguarda aprovação pela Câmara de Vereadores o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a fechar financiamento junto ao Banco do Brasil (conforme a Resolução CMN nº 4.589, de 29 de junho de 2017) para a implantação do Programa 100% LED.

O investimento é de R$ 6.8 milhões, o suficiente para custear a substituição 9,6 mil lâmpadas de vapor de mercúrio, descarga de vapor de sódio, e vapor metálico, por luminárias de tecnologia LED, além da ampliação do parque em 400 pontos adicionais, totalizando 10 mil lâmpadas de LED em todo o município. O crédito já está pré-aprovado pelo Banco do Brasil.

“A troca dos equipamentos contempla a iluminação pública em toda a área urbana, o Distrito Empresarial, Distrito de Alfredo Guedes e Chácaras”, acrescenta o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anderson Buratto.

“Fico muito feliz em dar esse importante passo para modernização da nossa infraestrutura urbana. O 100% LED é um programa de eficiência energética, focado na sustentabilidade, que é um compromisso desse governo. Além de modernizar nosso parque, a tecnologia de LED é mais eficaz. Isso se traduz em diversos outros benefícios, como segurança e economia”, comemora o prefeito Anderson Prado.

As lâmpadas e luminárias de LED são totalmente sustentáveis, pois não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante, tais como as lâmpadas fluorescentes, que podem conter mercúrio e outros metais pesados. Além disso, a eficácia na iluminação é cerca de 42% superior às lâmpadas fluorescentes, e a economia de energia em relação às lâmpadas fluorescentes é de 43%. A vida útil das luminárias de LED também é 60% maior que as fluorescentes, além dos equipamentos terem garantia de 5 anos.

ECONOMIA A CURTO PRAZO

O financiamento a ser tomado junto ao Banco do Brasil será contratado com taxa equivalente a 195% do CDI e atualizado quando houver variação da taxa Selic, que corresponde atualmente a 8,09%, e terá prazo de 120 meses para quitação.

A economia gerada com a substituição das luminárias fluorescentes por lâmpadas de LED é um benefício a curto prazo. Atualmente a despesa mensal da Prefeitura com iluminação pública ficou em torno de R$ 295 mil no mês de junho de 2021. Esses valores são custeados com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Porém, o valor arrecadado com a taxa é insuficiente para cobrir a despesa e o município realiza aportes mensais para compensar os valores, em aproximadamente R$ 45 mil. Com a implantação da tecnologia de LED, a estimativa é que a despesa mensal com iluminação pública reduza para menos de R$ 180 mil mensais.

“Com a diminuição no consumo, já a partir da implementação do projeto, haverá redução de recursos orçamentários e financeiros, permitindo estimar que os valores arrecadados com a CIP e os valores do aporte já previstos em orçamento, sejam suficientes para pagar tanto a conta de energia quanto a parcela do financiamento”, esclarece o secretário de Finanças, Júlio Gonçalves.

Ainda de acordo com as estimativas de orçamento e arrecadação, a partir da 61ª parcela do financiamento, as receitas da CIP serão suficientes para arcar com as despesas da iluminação pública, bem como a parcela do financiamento, sem a necessidade de aportes pelo município.