Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Conselho Comunitário de Segurança tem novos membros
10/08/2021 15h18

Conselho Comunitário de Segurança tem novos membros

Prefeito Prado recebeu nesta terça-feira, os novos membros do CONSEG

O prefeito Anderson Prado recebeu nesta terça-feira, 10, os novos membros do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG. Os conselhos foram criados através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentados pela Resolução SSP-37. Os membros do órgão se reúnem para discutir demandas, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas das comunidades e bairros, além de desenvolver campanhas educativas em parceria com lideranças e autoridades. O secretário de Segurança Pública, coronel da Reserva Carlos Alberto Paffetti Fantini também participou do encontro.

“Agradeço a participação de todos nesse importante Conselho que discute as questões relacionadas à segurança pública de nossa cidade. Os conselhos são instrumentos fundamentais para ouvir a comunidade e traçar ou aperfeiçoar políticas públicas nas mais diferentes áreas”, declarou o prefeito Anderson Prado.

Em Lençóis Paulista, as atividades do órgão foram retomadas pela nova diretoria, que iniciou o trabalho em julho, por meio de um encontro com lideranças da Associação de Moradores do Jardim Primavera. “O objetivo do Conselho é manter contato permanente com as lideranças de cada bairro, identificando necessidades, estabelecendo um cronograma de atividades, ações e projetos voltados à realidade de cada bairro do município”, explicou o presidente do órgão, Luiz Francisco Mariano (Mariano).

Composição

Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Coordenador Estadual para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança.

“As reuniões ordinárias de cada Conselho serão realizadas todos os meses em equipamentos de uso comunitário do bairro conforme cronograma que será estabelecido posteriormente. Esta iniciativa é fundamental para o alinhamento de ações e projetos envolvendo lideranças comunitárias e os poderes constituídos”, completa o capitão PM Elcio Alves Torres, comandante da 5º Companhia de Polícia Militar, e que também integra o órgão.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem como representantes, em cada CONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o delegado de Polícia Civil.

Composição do CONSEG

Luiz Francisco Marino (Mariano) – presidente

Gabriel José Rodrigues – vice-presidente

Janaina Roberta Pessato da Silva – diretor social