Lençóis Paulista, 19 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Varejões municipais são oportunidade para produtores rurais e empreendedores
29/07/2021 15h48

Varejões municipais são oportunidade para produtores rurais e empreendedores

Varejões facilitam o acesso da população a produtos orgânicos

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 a vida aos poucos começa a voltar ao normal. O Varejão Central "Lydio Ruiz", que chegou a ter suas atividades transferidas para o Núcleo Luiz Zillo, no ano passado, por conta da pandemia, voltou a funcionar aos domingos. Os atendimentos estão sendo realizados respeitando as regras de segurança e distanciamento social.

Os varejões municipais são um estímulo à produção sustentável de alimentos. Com funcionamento durante a semana e aos domingos, envolve os produtores rurais do município para comercialização de suas produções, principalmente de hortifruti em geral, ovos, queijos, mel, alimentos de fabricação artesanal como pães, bolos, doces, salgados e até mesmo artesanato. Outra medida de apoio está relacionada ao serviço agrícola que oferece gradeamento de terra para preparo de solo e cultivo para esses sitiantes. Essas medidas são apresentadas como proatividade na diretiva "Município Sustentável" do Programa Município Verde Azul e são coordenadas por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA).

A produção das pequenas propriedades está ligada ao cultivo de alimentos orgânicos e sustentáveis. A população como um todo é beneficiada com a alimentação saudável e com grande variedade de produtos e subprodutos, estimulando assim a geração de renda e valorização dos produtos locais.

SERVIÇO

O Varejão Central "Lydio Ruiz" funciona sempre aos domingos das 6h às 13h. Já o Varejão "Josefhyna Paulino", o Varejão da Dona Nega, no Núcleo Luiz Zillo, funciona às quartas-feiras, a partir das 14h, e aos domingos das 7h às 13h. Quanto ao serviço de gradeamento para preparo de solo para cultivo, os produtores rurais podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e fazer a requisição. Após a execução, é cobrada uma taxa de R$ 95,00 a hora do serviço, conforme tabela de preços públicos. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (14) 3269-7054.