Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alfredo Guedes inicia implantação do Programa Vizinhança Solidária
28/07/2021 16h08

Alfredo Guedes inicia implantação do Programa Vizinhança Solidária

Projeto comunitário de segurança nasce com apoio da Polícia Militar

Uma reunião realizada na noite de segunda-feira, 26 de julho, definiu as diretrizes da implantação do programa Vizinhança Solidária no distrito de Alfredo Guedes. O encontro aconteceu no salão paroquial e teve a participação do Gumercindo Ticianelli Júnior, Secretário de Alfredo Guedes e Áreas Rurais, do capitão Elcio Alves Torres, comandante da Quinta Companhia de Polícia Militar.

Cerca de 25 pessoas compareceram à reunião. O encontro ocorreu respeitando as regras de higiene e distanciamento pessoal.

"Tivemos uma boa participação da população do bairro, que se interessou muito sobre como o programa funciona e em saber como poderia colaborar para a segurança e ordem", destacou o secretário de Alfredo Guedes e Áreas Rurais.

No encontro ficou definido a criação de um grupo de whats app, com a inclusão de policiais e servidores públicos, onde a população poderá informar sobre movimentações estranhas, lâmpadas queimadas e outras ocorrências que podem contribuir para a criminalidade, além de enviar imagens. Também foi discutido a instalação de placas sobre a vigilância comunitária em pontos estratégicos do bairro.

"Eu trago a experiência de ter implementado este programa em outras cidades onde trabalhei com sucesso. As pessoas gostaram bastante da proposta. Nesse primeiro momento orientamos muito bem como deve ser a formação desse grupo de whats app, para que sejam compartilhados apenas assuntos referentes à segurança e não se perca o foco. Os moradores que acompanharam a reunião serão multiplicadores do programa, apresentando aos vizinhos e amigos", comentou o capitão Torres.

O QUE É O PROGRAMA VIZINHANÇA SOLIDÁRIA

Trata-se de um conjunto de medidas destinadas a conscientizar as pessoas de uma comunidade sobre sua importância e responsabilidade para sua segurança pessoal e coletiva. Visa incentivar ações de prevenção primária nos locais onde moram, trabalham ou estudam.

Para colocar o programa em prática basta se organizar e utilizar os meios disponíveis, como a formação de um grupo de whats app, instalação de placas e cartazes, por exemplo, para que todos fiquem responsáveis pela segurança e bem-estar do bairro.