Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Com expansão, hortas comunitárias ocupam mais de 40 lotes distribuídos pela cidade
23/07/2021 16h13

Ampliação das hortas comunitárias se intensificou a partir de 2018

O modelo de horta comunitária que existia na Cecap, desde 2018, vem sendo ampliado e expandido para diversas regiões de Lençóis Paulista. Além da Prefeitura de Lençóis Paulista, que coordena a ação por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com a cessão das área para cultivo, o projeto também envolve associações de moradores de bairros e cuidadores. A iniciativa também é apresentada como diretiva "Município Sustentável" do Programa Município Verde Azul.

Atualmente são 43 lotes, mais a horta do Programa Acolhe Mais Mãe da Piedade. Deste total, 13 estão na Cecap, 17 no Jardim Caju, 12 no Jardim Carolina e 1 no Jardim Ubirama. Essas ampliações enaltecem a importância e continuidade.

Nestes espaços são produzidas grandes quantidades e variedades de hortaliças, frutas e legumes: alface, rúcula, almeirão, couve, repolho, coentro, hortelã, tomate, rabanete, beterraba, cenoura, berinjela, morango, mamão, entre outros. As hortas também têm um papel fundamental para o meio ambiente e para a comunidade, melhorando o acesso a produtos orgânicos e oferecendo uma alternativa de renda.