Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Ação reforça proteção à biodiversidade
19/07/2021 16h51

Ação reforça proteção à biodiversidade

Ação visa conscientizar sobre o risco de atropelamento de animais silvestres

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) dá continuidade uma ação em prol da proteção à biodiversidade. A iniciativa, iniciada em 2019 pela Prefeitura de Lençóis Paulista, tem parceria da Agrícola Rio Claro. Nesta segunda-feira, 19 de julho, teve palestra com funcionários da empresa sobre o tema, enaltecendo a importância da biodiversidade local, uma vez que o município está em uma área de transição entre os biomas da Mata Atlântica e Cerrado.

Como ação prática, ocorreu a instalação de placas nas estradas de domínio municipal. A sinalização alerta os motoristas que trafegam pela via sobre a presença de animais silvestres como quatis, macacos, tatus, tamanduás, onças-pardas, cobras, lobos-guarás, entre outros, bem como a possível travessia destes animais. Outras três estradas com ocorrência de atropelamento da fauna também receberão placas de alerta.

Desde a ação inicial na ponte do Rio Claro (LEP 454), os índices de atropelamento reduziram em até 90%, segundo levantamento. Paralelamente à ação prática, também é desenvolvida a ação educativa junto aos trabalhadores que atuam na região (educação ambiental não formal), de modo que também possam ficar atentos com a fauna silvestre e contribuir com registros fotográficos e informações. Além da educação ambiental formal com o público escolar trabalhada remotamente durante a pandemia e também no Centro de Educação Ambiental, no Parque do Povo.

O tema também está relacionado com o Departamento Municipal de Trânsito e serviço do Corpo de Bombeiros, que atuam no resgate de fauna em situação de risco e contribui para Lençóis Paulista como proatividade na diretiva Biodiversidade do Programa Município Verde Azul. Outras regiões, estradas do município e novas parcerias também devem ocorrer em etapas futuras para continuidade desta importante ação.