Lençóis Paulista, 18 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura recupera antigos pontos de alagamento com pomares e revitalização de espaços de lazer
19/07/2021 14h09

Áreas de demolição na Contente viraram pomar comunitário

Desde o mês de junho, as equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) trabalham em várias frentes para revitalização de antigos pontos de alagamento, em bairros como a Vila Contente, Vila Repke e Mamedina. A iniciativa inclui plantio de árvores, instalação de playground e e equipamentos para lazer e recreação e projetos paisagístico.

“Nossas equipes fazem um trabalho contínuo e sem interrupção, com podas, limpeza, tapa-buracos, plantios, construção de calçadas em toda a cidade. Nesse momento, estamos com uma atenção especial para essas áreas que no passado foram pontos de alagamento. A população desses bairros vai passar a ter locais ainda mais bonitos e bem cuidados para desfrutar com a família”, declara o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã.

O trabalho começou pela Vila Contente, em áreas de demolição, com a formação de novos pomares urbanos. Antes foi feito um intenso trabalho de limpeza e construção de calçada. Esta semana a SAMA conclui o plantio de 43 ipês e 171 frutíferas. Entre as frutíferas estão jabuticabas, goiaba, abacate, limão, fruta do Conde, pitanga, amora, acerola, lichia, caqui, carambola, jaca, graviola, uvaia entre outras. No mês de junho, foram plantadas 30 jabuticabeiras em terreno onde havia duas casas, para a formação de mais um pomar urbano. No total, a área de plantio do último mês totaliza 2,5 mil metros quadrados.

A realocação das famílias que viviam em áreas de risco na Vila Contente teve início em 2019, com a desapropriação e demolição das casas localizadas nos antigos pontos de alagamento. As pessoas que viviam nessas áreas foram indenizadas e realocadas para o Jardim Ibaté.

Anteriormente ao início do plantio, atendendo reivindicação dos moradores, o túnel ligando o bairro pela Rua Cristóvão Colombo ao Jardim Maria Cristina, pela Rua Tomé de Souza, passou por restauração, com a instalação de refletores de led para dar maior segurança aos pedestres e nova pintura.

“Além de saber que essas famílias hoje estão num local seguro, estamos trabalhando para que a população destes bairros, para que a população em toda a cidade, tenha a seu dispor áreas verdes, pomares, locais para o lazer e a prática de exercícios. Eu aproveito para agradecer os servidores envolvidos nesse processo de deixar Lençóis Paulista cada vez mais bonita para o nosso povo”, define o prefeito Anderson Prado.

Outro local que ganhou uma atenção especial foi a praça Otto Repke, na Vila Repke. O local ganhou a instalação de equipamentos de ginásticas, reparos, pintura da cancha de malha e projeto paisagístico.

A SAMA também iniciou a restauração da praça Ézio Frezza, no ponto entre as ruas Manoel Amâncio e Cristóvão Colombo, às margens do Rio Lençóis. As equipes estão fazendo a limpeza e retirada de antigos bancos e mesas de concreto. A ideia é substituir por equipamentos mais modernos, consertar o passeio público e instalar equipamentos de lazer para todas as faixas etárias.