Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 29 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Programa Acolhe Mais comemora 3 anos
16/07/2021 14h18

Programa Acolhe Mais comemora 3 anos

Moradores de rua acolhidos recebem cuidados e passam por processo de ressocialização

O Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade” completa três anos do início dos acolhimentos. O espaço foi inaugurado em 29 de junho de 2018, e duas semanas depois, em 16 de julho, recebeu os primeiros moradores em situação de rua. Nestes três anos de funcionamento passaram pela Casa Mãe da Piedade mais de 400 pessoas. A maioria não era de Lençóis, receberam atendimento e foram encaminhados às suas cidades de origem ou de destino. O Programa mudou a vida dessas pessoas, abrindo novas perspectivas para àqueles que viviam marginalizados pela sociedade.

“Mais um projeto da administração municipal que colhe frutos. Precisamos olhar sempre com carinho para as pessoas em situação de rua. Cada um traz uma história, muitas vezes uma ferida, uma família que sente falta dessa pessoa. E necessitam de ajuda, apoio e compreensão para se restabelecerem. Nós somos sensíveis a isso. Esperamos fazer ainda mais por essas pessoas”, destaca o prefeito Anderson Prado.

Dentre as pessoas atendidas, 124 moradores em situação de rua eram do município e foram inseridas no programa. Receberam atendimento psicossocial, de saúde, inclusive internação em instituições especializadas para tratamento de dependência de SPA (Substâncias Psicoativas). Além dessas ações, os inclusos no Programa receberam qualificação profissional, frequentando cursos como barbearia, elétrica, construção civil e marcenaria, o que fez com que 65 pessoas deixassem o programa com emprego e local para morar.“A diferença entre o Programa Acolhe Mais e outros programas semelhantes implantados em outros municípios, é que além do pernoite, da alimentação e os cuidados com higiene, comum nesses serviços, o Programa Acolhe Mais vai trabalhar a reinserção social e econômica do usuário. A partir do acolhimento, a assistente social e a psicóloga responsáveis pelo Programa irão desenvolver junto com o usuário o PIA – Plano Individual de Acompanhamento, identificando suas dificuldades e potencialidades, para que eles consigam mudar de vida, entrar no mercado de trabalho e, principalmente, desenvolver autonomia e protagonismo para atingir a emancipação”, pontuou o sociólogo Ney Góes, secretário de Assistência Social, responsável pelo Programa Acolhe Mais “Mãe da Piedade”.

RESTABELECER VÍNCULOS

A equipe de atendimento psicossocial trabalha também os vínculos familiares rompidos ou fragilizados visando a reinserção familiar, o que tem surtido efeito muito positivo. Nestes três anos, dentre essas 65 pessoas que deixaram o programa, com emprego e local para morar, 45 delas estão com a família, que os receberam de volta depois da passagem pelo programa.

O Programa Acolhe Mais tem capacidade para atender até 50 pessoas, de ambos os sexos, inclusive núcleos familiares que porventura estejam vivendo em situação de rua. A infraestrutura do local conta com recepção, dormitórios feminino e masculino, banheiros, refeitório, sala multiuso, sala para atendimento psicossocial e até um canil com capacidade para atender até 15 animais.

Veja alguns relatos de quem passou pelo Acolhe Mais:

“Eu tive uma desilusão amorosa e fui colocado para fora de casa com uma ordem de despejo, não tinha para onde ir e fiquei pelas ruas com dois cachorros. Fiquei sabendo do Acolhe Mais e procurei ajuda no CREAS, que me encaminhou para o Programa. Fui recebido e meus cachorros também. Fui bem atendido, foi feito toda uma triagem comigo, tive um pouquinho de dificuldades por está morando em uma comunidade, mas estava protegido, tanto eu quanto os meus cachorros. Começaram a surgir oportunidades de trabalho. Fiquei no Programa até sentir os meus pés firmes e hoje tenho o meu próprio canto, consegui uma casa e não falta trabalho. Eu só tenho a agradecer, pessoal fora de série, todos profissionais, sempre tinha comida quentinha, kit de higiene não deixando faltar nada. Para mim a casa foi muito boa, eu consegui a me achar. Eu só tenho a agradecer.” (D.T.L.G., saiu para um imóvel alugado em janeiro de 2021).

“Quero começar agradecendo a todos, inclusive o pessoal da limpeza, da cozinha, da segurança, por terem me aguentado. Foi muito importante para mim, me senti resgatado. Depois de cinco anos, voltei a fazer uso abusivo de álcool, minha esposa precisou fazer uma medida protetiva e acabei perdendo a minha família, fiquei pelas ruas, precisei de ajuda e fui acolhido, orientado e ajudado. Um dia quero voltar para fazer palestra, para que os meninos passem a acreditar que é possível. Hoje estou de volta ao meu lar, reconciliei com minha família e estou bem. Obrigado por tudo.” (J.C.G. retornou para família em 01/07/2021).

“Aqui para mim tem sido uma coisa boa, muito ótima. Cheguei aqui faz dois anos, muito importante. Cheguei aqui sem documentação nenhuma, a Sandra, as meninas me atenderam muito bem. Tirei meus documentos, estava meio desaprumado na vida, mas graças a Deus hoje estou bem. Particularmente hoje estou ótimo! Estou esperando só uma chamada de vídeo da moça. Amanhã mesmo começo a trabalhar, arrumaram tudo para mim, documentação tudo aqui na casa. A gente tem psicóloga, tem assistência médica, temos tudo aqui, no que precisar elas estão dispostas a ajudar. Temos refeições, cama, produto de higiene e limpeza pra gente se cuidar, máquina de lavar roupas, temos de tudo aqui. Então é um Programa muito bom, deveriam até vir conhecer, porque é ótimo. Felizmente estou aqui, eu e meus amigos estamos aqui, graças a Deus estou muito bem. É uma coisa ótima em Lençóis Paulista pra gente. No momento não tem casa para ficar devido às consequências da vida. Agradeço muito ao Prefeito, a todo mundo, as meninas que trabalham aqui, desde a limpeza até a parte mais acima. Todos são ótimos com a gente. Então eu só tenho a agradecer o Programa Acolhe Mais, Prefeitura, Sandra, Danielle, Jaqueline, as meninas da cozinha, limpeza. Só tenho a agradecer, muito obrigado.” (L.J.S. começou a trabalhar esse mês e já está em processo de ir para uma república).

 

notícias relacionadas

Tags: programa, acolhe, mais, comemora, anos.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo