Lençóis Paulista, 29 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente divulga balanço de campanhas
08/07/2021 16h45

Meio Ambiente divulga balanço de campanhas

Ações envolveu alunos de diversas escolas

As campanhas realizadas com as crianças no mês de junho, com foco na preservação do meio ambiente, por meio do descarte correto de pilhas, baterias, bem como o reaproveitamento do óleo usado, obteve resultados significativos. As ações aconteceram numa parceria entre Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) e Secretaria de Educação.

As ações nas escolas aconteceram entre 14 e 18 de junho. Pelo programa regional "Quando Acaba a Pilha", foram recolhidos 140 quilos de pilhas e baterias. A arrecadação média anual do programa é de 700 quilos. Pelo programa “Óleo Bom”, foram recolhidos 171 litros de óleo de cozinha usados, sendo que também são recolhidos em grandes geradores como lanchonetes e restaurantes. Ambos os programas estão previstos na Lei 4989/2017 que institui o Programa Municipal de Educação Ambiental. As pilhas são revertidas para a Grenn Eletron - gestora de logística reversa. Já o óleo de cozinha usado é destinado para a Copróleo para reciclagem e reaproveitamento.

O programa "Quando Acaba a Pilha" é desenvolvido como ação de articulação intermunicipal junto a outros municípios. Já o "Óleo Bom" é apresentado como proatividade da diretiva "Esgoto Tratado", já que nunca se deve despejar óleo no ralo da pia, pois pode prejudicar o tratamento de esgotos. Ambos são trabalhados de forma contínua. Todos esses resultados são apresentados em forma de relatórios anuais para atendimento das diretivas do Programa Município Verde Azul. Destine adequadamente seus resíduos! Para mais informações entre em contato com a SAMA pelo telefone (14) 3269.7054.