Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Alunos da escola Ézio Paccola visitam terra indígena
08/09/2011 19h39

Alunos da escola Ézio Paccola visitam terra indígena

Os alunos dos 3ºs anos da EMEIF Prefeito Ézio Paccola tiveram a oportunidade de conhecer bem de perto um pouco da cultura indígena: visitaram a aldeia Ekeruá, uma das quatro situadas no município de Avaí.

Eles viram, ao vivo, as características da escola, as crenças e as tradições, e até 'bateram papo' com o cacique e o pajé da aldeia. Na sequência, lancharam na pequena escola indígena acompanhados das crianças da tribo. O programa ainda contemplou visita à igreja, trilha pela mata e mostra de artesanato. E, ao final, os alunos foram presenteados com uma dança típica, apresentada pelas crianças indígenas.

“A visita foi um sucesso e bastante significativa para todos. Foi um momento de troca de experiências, novos aprendizados e observações reflexivas entre as semelhanças e diferenças entre o estilo de vida do indígena e da criança da cidade”, relata a equipe gestora da EMEIF.

Avaí

Avaí possui quatro aldeias indígenas: Kopenoti, Nimuendaju, Ekeruá e Tereguá, numa área de 1.060 alqueires denominadaTerra Indígena Araribá, a aproximadamente 15 km do município. A atual população na Terra Indígena Araribá é superior a 500 índios, segundo a Funasa.

As suas principais etnias são o Guarani e Terena. Os trabalhos feitos com penas e plumas de pássaros constituem a arte plumária indígena. E os índios também realizam trabalhos em madeira e com cerâmica.