Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / NOTA DE PESAR
06/07/2021 16h23

NOTA DE PESAR

Com pesar, a Prefeitura de Lençóis Paulista, registra o falecimento do escritor e jornalista Nelson Faillace aos 91 anos, nesta terça-feira, 6 de julho. O velório será na Câmara Municipal e inicia hoje às 19h e vai até as 21h e será retomado amanhã, das 8h às 15h. O sepultamento ocorre às 15h no Cemitério Municipal Alcides Francisco.

Embora seja natural do Rio de Janeiro, Nelson Faillace chegou em Lençóis Paulista na década de 60. Aqui conheceu a esposa Luzia e teve seus filhos César Antônio e Cláudia Noêmia. Trabalhou para a extinta Tribuna Lençoense, onde chegou a ser sócio. Também escreveu crônicas para o Jornal O ECO e para a Revista O Comércio. Se envolveu nas atividades sociais, culturais e esportivas da cidade, sendo presidente do Ubirama Tênis Clube e do Clube Atlético Lençoense. Mas seu destaque mesmo foi na literatura, com a publicação de diversos livros, muitos deles sobre a história da cidade que o acolheu.

"Sempre o chamei, carinhosamente, como "baluarte da literatura lençoense" devido à vasta obra que produziu em nosso município. Recordo do seu sorriso afável ao ouvir isso. Agora, no começo da tarde, ao receber a notícia do seu passamento, um turbilhão começou a girar mente adentro: memórias, diálogos, reuniões, conversas sem fim. A gente sabe quando a vida é maior que a morte por causa do caminho trilhado, do brilho reluzido, do amor sentido. O senhor Nelson Faillace estará sempre em minha memória e na memória dos lençoenses. Uma pessoa que tive o prazer de conhecer ainda muito jovem, trabalhar e conviver. Foi uma das primeiras pessoas a me inspirar. Dividíamos uma grande paixão: a literatura. Também compartilhamos do amor por essa cidade. Sem dúvida, uma perda inestimável. Deixo aqui meus sentimentos a Dona Luzia, sua esposa, aos filhos Claudia e César e a todos os familiares e amigos", define o prefeito Anderson Prado.

Biografia

Nascido no Rio de Janeiro, Faillace cresceu no bairro das Laranjeiras. Filho de Vicente Faillace e Noêmia Tavares Faillace.

Mudou-se para Lençóis Paulista, onde foi envolvido pela imprensa local e pelo esporte. Por muitos anos foi colaborador e posteriormente sócio na extinta Tribuna Lençoense. Casou-se com Luzia Conceição Nellli e tiveram dois filhos, César Antônio e Cláudia Noêmia.

Entre os colégios que frequentou concluir o Ginásio e o Científico (como eram conhecidos os ensinos fundamental e médio à época) no centenário Colégio Pedro Segundo. Cursou a Escola Nacional de Química. Ingressou por meio de concurso público no Instituto do Açúcar e do Álcool, atuando na área de fiscalização e, lá mesmo, depois de percorrer meio Brasil, se aposentou. Formou em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos.

Publicou "A saga de Lençóis", um livro que reconta a história de Lençóis Paulista – 120 página de pura poesia. Escreveu o livro histórico que homenageia os 150 anos da Paróquia Mãe da Piedade. Publicou "Crônicas lençoenses" e a "História de 4 décadas da Apae de Lençóis Paulista". Em 2018, lançou seu quinto livro no Festival Integrado de Literatura, sob o nome "O outono mais belo".

Sempre esbanjou entusiasmo por aprender coisas novas, em todas as áreas. Além de escrever assiduamente, nunca dispensava uma boa roda de conversa com os amigos e os "saudosistas da Rua XV de Novembro". Jogava tênis no Clube Esportivo Marimbondo, dançava, frenquentava restaurantes, curtia os filhos e as três netas.