Lençóis Paulista, 16 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Governador João Dória visita Lençóis e libera R$ 6,1 milhões
01/07/2021 17h29

Governador João Dória visita Lençóis e libera R$ 6,1 milhões

Visita do governador João Dória a Lençóis Paulista

O Governador João Dória esteve em Lençóis Paulista nesta quinta-feira (1º) para anunciar investimentos para o município nas áreas de Habitação, Infraestrutura e Saúde, na casa de R$ 6,1 milhões. A recepção foi no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. Dória veio acompanhado de uma comitiva formada pelo Secretário de Habitação, Flávio Amary, do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, do secretário-executivo da Secretaria de Logística e Transporte do Estado de São Paulo, Edsom Caram, deputados estaduais e federais. O evento também contou com a participação de prefeitos de toda a região, que também tiveram a liberação de recursos pelo Governo do Estado.

“A palavra de hoje é gratidão. O governador Dória entende que a riqueza de um país está nas cidades e pratica um governo municipalista. Quero agradecer porque Lençóis Paulista nas últimas décadas nunca recebeu tanto investimentos do Governo do Estado como agora na gestão Dória. São R$ 40 milhões destinados para várias áreas”, declarou o prefeito Anderson Prado.

Prado também apresentou para o governador alguns dos projetos municipais mais recentes, como o projeto Coleta Certa, que mecanizou 100% da coleta de lixo na zona urbana, o projeto de trocar a iluminação pública por lâmpadas de led, e as ações para controle da pandemia, como a testagem em massa, ampliação de leitos de enfermaria e criação de leitos de UTI específicos para Covid-19.

O prefeito ainda aproveitou o evento para lançar o Programa de Aceleração Escolar (PAE), para retomada das aulas presenciais, que vai dobrar o número de professores de escolas municipais e creches. “Estudamos muito esta questão e acreditamos que esta será a melhor alternativa para que os alunos tenham a atenção que necessitam e tenham o reforço educacional necessário para a retomada normal da educação no pós-pandemia”, acrescentou o prefeito Prado.

O Programa de Aceleração Escolar terá a contratação de 236 professores em caráter temporário, de agosto a dezembro. Com isso, a Secretaria Municipal de Educação passa a disponibilizar um professor a mais por sala de aula para as aulas do fundamental 1 (primeiro ao quinto ano) e um professor a mais por sala de aula das creches, que reabrem no dia 4 de agosto com 50% da capacidade por período. “Dessa forma, as creches receberão um professor a mais, por conta da divisão das turmas e as salas de fundamental, receberão um professor de reforço para auxiliar o professor titular, para complemento das atividades, para atender os alunos pontualmente, inclusive durante as aulas remotas”, explicou o secretário de Educação, Railson Rodrigues.

Recursos

Depois de assinar autorizações de recursos para toda a região, Doria anunciou mais R$ 1,7 milhões para a construção de uma alça de acesso na rodovia Marechal Rondon, destacando a importância da obra para o desenvolvimento regional. “Obrigado Prado por nos receber em sua cidade. Quero agradecer também em nome da região pelo esforço, em benefício do que você tem feito não apenas por Lençóis Paulista, mas por toda a região de Lençóis Paulista”, disse. Flávio Amary, da Secretaria de Habitação, anunciou recurso de R$ 10,4 milhões que serão utilizados como subsídio para aquisição da casa própria por famílias de baixa renda, pelo programa Nossa Casa - Apoio. Desse valor, no evento de hoje foram liberados para Lençóis Paulista R$ 3,2 milhões para a aquisição de 322 moradias no Jardim Yvone. “Nós temos aptos hoje R$ 3,2 milhões, mas o nosso compromisso é de mais de R$ 10 milhões. Assim que a Caixa Econômica liberar nós vamos realizar novos aportes”, destacou o secretário estadual de Habitação.Já o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, fez o anúncio de mais R$ 1,2 milhão, sendo R$ 700 mil para a construção de uma unidade de saúde no Residencial Santa Teresinha e R$ 500 mil obras de infraestrutura.

Evento regional

Para toda a região, o Governador liberou aportes para moradia, recuperação de estradas vicinais e confirmou repasses para iluminação pública, obras de infraestrutura, construção de Unidade Básica de Saúde, reforma de praças e outros espaços públicos, além da aquisição de caminhões. Ao todo, foram anunciados R$ 37,3 milhões em investimentos.