Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Com abertura de Central de testes, infecções por Covid 19 caem em Lençóis Paulista
25/06/2021 17h33

Com abertura de Central de testes, infecções por Covid-19 caem em Lençóis Paulista

A Central de Testes é mais uma medida de controle da pandemia

Com menos de um mês em operação, a Central de Testes para detecção da Covid-19 auxiliou na queda da infecção pela doença em Lençóis Paulista. Foram realizados mais exames para o diagnóstico da doença, em comparação com o mês de maio, com redução no número de casos positivos. Em todo o mês de maio foram realizados 4.237 testes (somadas a rede pública e privada), com 1.187 positivos. Em junho, foram contabilizados 5004, com 919 positivos. Desde o dia 8 de junho, a Central de Testes recebeu 1.114 pacientes e 112 testaram positivo para Covid-19. Além da Central de Testes, a insistência na manutenção das barreiras sanitárias e outras medidas também colaboraram com o momento atual.

“A Central de Testes é mais uma medida efetiva para conter a disseminação do vírus, haja vista que, ao detectar Covid-19 em pessoas com síndrome gripal, conseguimos promover o isolamento e cessar a contaminação por indivíduo. Lençóis Paulista é uma das cidades que mais testa no planeta, além disso, é referência nacional no combate à pandemia. Agradeço a Deus, à comunidade, às equipes de Saúde e aos servidores públicos lençoenses”, comentou o prefeito Anderson Prado.

Os números também apontam para uma redução na positividade da doença em relação ao mês de maio. No mês passado a positividade, ou seja, o percentual de testes positivos em relação ao número de testes realizados, era de 28%. Já no mês de junho, a positividade está na casa dos 18%. Esse índice é parcial porque o mês ainda não foi encerrado, e ainda pode aumentar. Mas os dados mostram uma queda na velocidade da infecção até o momento.

“É importante ressaltar que, apesar de nossa queda de número de casos positivos e também de casos ativos em nossa cidade, nossos índices de ocupação de UTI do Hospital Piedade seguem alarmantes e a ocupação da enfermaria também é alta. Claro que entre a queda de casos e o reflexo disso na UTI, leva tempo, mas não é hora de relaxar as medidas sanitárias, principalmente do uso de máscara em todos os locais, distanciamento e higienização das mãos”, avaliou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Segundo a responsável pela Vigilância Epidemiológica de Lençóis Paulista, a enfermeira Adriana Santana, é importante ressaltar que a semana epidemiológica número 25 está com casos ativos acima da semana 24, portanto, a atenção deve ser mantida em alta. “Não é hora de relaxamento”, frisou.

A Central de Testes funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, na unidade de Estratégia de Saúde da Família do Jardim das Nações e está em operação desde o dia 8 de junho. O atendimento é voltado a pessoas que apresentam sintomas gripais há pelo menos três dias (coriza, febre, tosse, dor de garganta).

Dados da Central de Testes contra Covid

1114 testes realizados 112 positivos

Testes realizados durante todo mês de maio: 4237

Positivos: 1187 positivos

Testes realizados até 25 de junho: 5004

Positivos: 919

Central de Testes Contra a Covid-19

Onde:

Unidade de Estratégia de Saúde da Família do Jardim das Nações

Avenida das Araras, 560

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 13h às 18h, com distribuição de senhas

Quem deve procurar:

Pessoas que apresentarem sintomas de gripe (coriza, febre, mal estar, tosse, dor de garganta), entre o terceiro a sétimo dia dos sintomas.