Lençóis Paulista, 20 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente trabalha uso correto do solo com estudantes
25/06/2021 15h03

Meio Ambiente trabalha uso correto do solo com estudantes

Alunos da escola Helder Paccola aprendem sobre uso do solo

Uma ação da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) levou a palestra "Potencialidades e fragilidades do uso do solo" para as crianças que estão frequentando as aulas presenciais na EMEF "Helder Paccola", no Jardim Primavera. O evento foi nesta sexta-feira, 25 de junho, e seguiu os protocolos de cuidados em relação a Covid-19. Este é mais um tema das diretivas do Programa Município Verde Azul, desta vez envolvendo a educação ambiental formal com alunos dos 3º e 4º anos.

Durante a palestra foram detalhados os tipos de solo do Brasil e Estado de São Paulo, bem como de Lençóis Paulista, com predomínio de Latossolo-vermelho, perfil e suas características. Foram demonstradas as potencialidades e a ligação do solo com a produção de água e alimentos por meio de boas práticas de conservação, e as fragilidades em decorrência das ações humanas que resultam em contaminação, poluição, assoreamento de rios, deslizamentos e erosões. A ação também é trabalhada com o público da educação ambiental não formal, envolvendo proprietários rurais e trabalhadores agrícolas.

Boas práticas de uso do solo - Horta Educativa

Na EMEF "Helder Paccola" é trabalhada como boa prática de uso do solo uma das hortas educativas das escolas municipais. A ação é desenvolvida na escola com apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, da comunidade e Associação Nossa Senhora da Piedade. A horta tem finalidade educativa para a alimentação saudável e produção sustentável com as crianças da escola. Outras unidades como a EMEI "Yvonne Conti Caponi, Núcleo Luiz Zillo; EMEIF "Maria Zélia Camargo Prandini", Júlio Ferrari e Creche Neide Madeira Dias, na Cecap, também desenvolvem práticas de sucesso com hortas educativas, apresentadas na diretiva Município Sustentável do Programa Município Verde Azul.