Lençóis Paulista, 28 de Março de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Determinação e cidadania no combate ao analfabetismo
25/06/2021 07h52

Determinação e cidadania no combate ao analfabetismo

História de superação foi compartilhada durante encontro com o prefeito Anderson Prado na terça-feira, 22

O domínio da escrita e o conhecimento das palavras tem um novo significado na vida de Eliene Maria da Conceição, colaboradora da área de limpeza da Unidade do Poupatempo de Lençóis Paulista. Natural de Panelas (PE), Eliene adotou Lençóis Paulista há trinta e três anos.

As dificuldades em frequentar a escola e a falta de oportunidades para a sua alfabetização sempre foram desafios gigantescos em sua vida. Porém, essa situação começou a mudar, quando relatou uma situação onde fora humilhada pelo fato de não ser alfabetizada a sua amiga e também colaboradora do Poupatempo, Edvania de Oliveira. “Você me ensina a escrever? Você me ajuda” recorda Eliene ao pedir ajuda para a amiga Edvania.

O convívio profissional transformou-se em amizade. Os encontros que no início eram realizados durante o intervalo de almoço das duas colaboradoras durante quinze minutos, passaram a ser realizados também na casa da Edvania. “Ainda estou magoada com isso, essa situação, mas tudo isso está abrindo minha mente, estou começando a entender as palavras, o seu significado”, conta emocionada Eliene.

Eliene faz questão de agradecer o apoio da coordenadora da Unidade, Lívia Barreto, que autorizou o início das aulas durante o almoço das colaboradoras. Lívia porém, fez mais. Comprou o material escolar para que Eliene pudesse iniciar o processo de alfabetização com a amiga Edvania.

Eliene e Edvania compartilharam essa história de superação, amizade e força de vontade durante encontro com o prefeito Anderson Prado na terça-feira, 22. A coordenadora Lívia também participou do encontro.

Para Edvania compartilhar conhecimento é uma via da mão dupla. “Você ensina, você aprende. Estou percebendo sua força de vontade, sua determinação, a cada dia, ela (Eliene) supera um novo desafio”.

A disponibilidade em ajudar, em contribuir para a alfabetização da amiga também é um desafio na vida de Edvania. “Percebi que podia ajudar quando orientei um dos meus filhos que estava com dificuldades no processo de alfabetização. Fiquei emocionada quando, pude perceber que com minha ajuda, ele começou a entender o significado das palavras”, explica.

Edvania também terá um novo desafio pela frente. A partir de agosto a colaboradora do Poupatempo recebeu uma bolsa da Faculdade Orígenes Lessa (Facolp) e será uma das alunas do curso de graduação de Pedagogia.

“Já foi escrito por um grande pensador que Educar é um ato de amor, e essa é uma das provas mais poderosas de que é uma verdade. Fico extremamente feliz em recebê-las em meu Gabinete para parabenizar e agradecer”, lembrou o prefeito Anderson Prado.