Lençóis Paulista, 25 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / CRAS e Meio Ambiente realizam educação ambiental sobre queimada urbana
24/06/2021 14h34

CRAS e Meio Ambiente realizam educação ambiental sobre queimada urbana

Ação educativa é fruto de uma parceria entre CRAS e a Secretaria de Meio Ambiente

O foco em prevenção de queimada urbana foi o tema trabalhado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Assistência Social na terça-feira, 22. A parceria é de longa data e envolve apoio direto das equipes do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), principalmente no mês de junho em que é celebrado o mês do meio ambiente, de acordo com a Lei 3976/2009 que fixa o calendário de datas comemorativas do meio ambiente.

A ação educativa teve como foco principal a prevenção de "Queimadas Urbanas" junto à comunidade, trabalhando assim o tema proposto na diretiva qualidade do ar do Programa Município Verde Azul, na qual os moradores receberam instruções sobre as consequências desse ato criminoso e também como proceder em caso de ocorrências, ainda mais durante o período de estiagem com chuvas escassas entre abril e outubro. Para a realização da ação foram tomadas as medidas de proteção contra a Covid-19.

Alguns moradores ainda puderam contribuir de forma prática destinando pilhas e baterias e óleo de cozinha usado para a destinação correta. O tema da gestão participativa em arborização urbana também foi abordado, tendo em vista a conservação da área revitalizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente na Av. Guido Leda, Jardim Primavera. A ação ainda prossegue durante os próximos dias com as orientadoras sociais do CRA's que estão distribuindo sementes de Girassóis para plantio.

Vídeo-palestras:

De acordo com a definição da Comissão Municipal de Educação Ambiental, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente também preparou mais duas vídeo-palestras que estão disponíveis na página do You Tube da Prefeitura. A medida tem por objetivo trabalhar a educação ambiental no sistema remoto junto aos alunos das redes de ensino, famílias e outros segmentos de público:

Queimada Urbana: Queimada Urbana - YouTube

Importância da Arborização Urbana: Arborização Urbana – YouTube