Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura incorpora novos veículos à Frota; equipamentos vão reforçar serviço de coleta de lixo que cobre 100% da área urbana no município
22/06/2021 15h31

Junto com os veícuços doados pela Aielo, caminhão adquirido pela prefeitura para higenização dos contentores

O serviço de coleta de lixo vai ganhar um importante reforço com a incorporação de dois novos veículos para as operações da coleta mecanizada que desde o mês de maio, contam com três mil contentores instalados e 100% de cobertura em Lençóis Paulista. Com esta aquisição a equipe de coleta conta agora com dez caminhões coletores. Os dois novos caminhões estão equipados com coletores para compactação de lixo com capacidade de processamento de 19 metros cúbicos cada.

Com os novos veículos a Prefeitura se prepara para atender o aumento da demanda por conta do crescimento do município, mantendo ainda o serviço mesmo nas ocorrências de quebra e manutenção de outros veículos. Atualmente a equipe designada para os serviços de coleta de lixo é composta por 30 servidores entre motoristas e coletores, divididos em 6 equipes para atender as seis regiões de coleta.

Além dos caminhões coletores, foram incorporados à Frota, um caminhão modelo 24.280 com tanque (capacidade de 15 mil litros) e um caminhão modelo 9.190 com caçamba basculante.

O caminhão-tanque será utilizado para operações na área rural e urbana, executando a limpeza de ruas e avenidas, limpeza de boca de lobo, irrigação de áreas verdes e canteiros. Além destes serviços este caminhão possui equipamentos que podem auxiliar no combate a focos de incêndios.

Já o modelo 9190 vai receber também um equipamento para trituração de galhos e será designado para a execução dos serviços de poda em vias públicas. Com o equipamento, o trabalho será otimizado pois no momento que a equipe realiza a poda das árvores, os galhos já serão triturados no próprio local, gerando o cavaco de madeira, que será transportado até seu destino final por este caminhão basculante.

Os veículos foram doados para a Prefeitura pela Aielo como contrapartida dos loteamentos implantados pela empresa na cidade. Foram investidos R$ 1,5 milhão pela empresa na compra dos veículos.

A caçamba e o triturador de galhos foram adquiridos pelo município, por meio de recursos do orçamento da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e que somam R$ 263.800,00. Os dois equipamentos serão entregues no mês de julho.

“Com a doação desses quatro veículos vamos poder melhorar ainda mais nosso sistema de coleta mecanizada, o Coleta Certa, pois vamos conseguir fazer a manutenção preventiva dos outros caminhões enquanto operamos com estes veículos novos. O caminhão-tanque e o basculante também serão muito importante para a manutenção de nossos serviços”, declarou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudemir Rocha Mio, o Tupã.