Lençóis Paulista, 26 de Abril de 2024
Você esta em: Home / Notícias / BMOL amplia acervo com doações recebidas
21/06/2021 10h25

BMOL amplia acervo com doações recebidas

Livros recebidos já foram incorporados ao acervo da BMOL e estão disponíveis para retirada

A Biblioteca Municipal Orígenes Lessa recebeu entre os meses de janeiro e maio, cerca de cinco mil livros e que já foram incorporados ao seu acervo. As doações foram disponibilizados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas, Senac, Construtora Walp, ambos de Bauru, e da comunidade lençoense. A expectativa é que até o final do ano, as doações superem os números de 2020, que somaram 8 mil obras recebidas.

Após a triagem os livros são incorporados ao acervo da BMOL e de suas unidades ramais. Os títulos não aproveitados para o acervo das bibliotecas são utilizados para outros projetos que a biblioteca desenvolve, como a Feira de Troca de livros e a Geladeiroteca. Além dos livros, a BMOL recebeu ainda 2 mil Cds/DVDs.

Por conta da pandemia, a Feira de Troca de Livros está suspensa. A iniciativa é uma das ações da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, para democratizar o acesso aos livros e o incentivo à leitura. Por meio da Feira, são disponibilizados títulos que a biblioteca já possui dos mais variados gêneros.

Já nas geladeirotecas são disponibilizados livros que não são aproveitados para a biblioteca, mas que podem ser interessantes para as pessoas, elas estão espalhadas em alguns postos de saúde no Parque do Povo e na Rodoviária. A BMOL lembra que semanalmente os pontos passam por processos de higienização. Nas geladeirotecas as pessoas podem retirar gratuitamente um livro ou uma revista, sem a necessidade de empréstimo ou devolução, bem como o munícipe pode deixar doação de livros nas mesmas.

Referência

O maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha lembrou que “muitos doadores de cidades vizinhas ligam para formalizar as doações, enfatizando que reconhecem Lençóis e a biblioteca pelas ações e projetos desenvolvidos nesta área. As pessoas sabem que o material será aproveitado, conservado e disponibilizado para a comunidade. Recentemente a BMOL foi destaque em reportagens da TV TEM destacando algumas ações. Os lençoenses sempre realizaram doações; este é um hábito que teve início nas campanhas idealizadas pelo patrono da BMOL, Origenes Lessa”.

Serviço

Para realizar a doação, os interessados levar o material na Biblioteca ou efetuar um agendamento para a retirada do material pelo telefone 14 3263-6522. A Secretaria de Cultura disponibiliza um veículo para a retirada do material.